Os textos estão presentes no dia a dia dos indivíduos, todavia o aluno precisa conhecer os tipos de textos para ampliar seu conhecimento linguístico e discursivo. As pessoas fazem parte dessa interação efetuada pela linguagem de diferentes tipos, sendo assim, é essencial sabermos classificar os textos que são empregados constantemente em nosso cotidiano. Diante dessa necessidade, este artigo busca apresentar experiências vividas em aulas de Língua Portuguesa com o projeto “De texto em texto: leitura e escrita no cotidiano escolar”, trabalhando as tipologias textuais, desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade Sousa/PB, no período de Abril a Maio de 2017. O projeto consistiu na abordagem criativa sobre as tipologias textuais em sala de aula, levando em consideração a discussão sobre tipologias textuais apresentadas por Marcuschi (2005), Travaglia (1991) e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998) que discorrem sobre a relevância do conhecimento dos tipos de textos para o desenvolvimento da competência comunicativa, além de declararem que o objeto de ensino e, portanto, de aprendizagem é o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre as tipologias textuais e a análise das percepções dos alunos sobre o projeto. Constatamos que os alunos se tornaram capazes de distinguir os diferentes tipos de textos existentes no cotidiano e que no decorrer da execução do projeto, os alunos tiveram participação ativa provocada pela proposta metodológica aplicada com as tipologias que proporcionaram aulas mais prazerosas.