DE TEXTO EM TEXTO: LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36375 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2418 "inscrito_id" => 7415 "titulo" => "DE TEXTO EM TEXTO: LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "Os textos estão presentes no dia a dia dos indivíduos, todavia o aluno precisa conhecer os tipos de textos para ampliar seu conhecimento linguístico e discursivo. As pessoas fazem parte dessa interação efetuada pela linguagem de diferentes tipos, sendo assim, é essencial sabermos classificar os textos que são empregados constantemente em nosso cotidiano. Diante dessa necessidade, este artigo busca apresentar experiências vividas em aulas de Língua Portuguesa com o projeto “De texto em texto: leitura e escrita no cotidiano escolar”, trabalhando as tipologias textuais, desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade Sousa/PB, no período de Abril a Maio de 2017. O projeto consistiu na abordagem criativa sobre as tipologias textuais em sala de aula, levando em consideração a discussão sobre tipologias textuais apresentadas por Marcuschi (2005), Travaglia (1991) e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998) que discorrem sobre a relevância do conhecimento dos tipos de textos para o desenvolvimento da competência comunicativa, além de declararem que o objeto de ensino e, portanto, de aprendizagem é o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre as tipologias textuais e a análise das percepções dos alunos sobre o projeto. Constatamos que os alunos se tornaram capazes de distinguir os diferentes tipos de textos existentes no cotidiano e que no decorrer da execução do projeto, os alunos tiveram participação ativa provocada pela proposta metodológica aplicada com as tipologias que proporcionaram aulas mais prazerosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TIPOLOGIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, PROJETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7415_11092017224805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAWENEA PEREIRA LOPES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAWENEA" "autor_email" => "rawenea@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36375 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2418 "inscrito_id" => 7415 "titulo" => "DE TEXTO EM TEXTO: LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "Os textos estão presentes no dia a dia dos indivíduos, todavia o aluno precisa conhecer os tipos de textos para ampliar seu conhecimento linguístico e discursivo. As pessoas fazem parte dessa interação efetuada pela linguagem de diferentes tipos, sendo assim, é essencial sabermos classificar os textos que são empregados constantemente em nosso cotidiano. Diante dessa necessidade, este artigo busca apresentar experiências vividas em aulas de Língua Portuguesa com o projeto “De texto em texto: leitura e escrita no cotidiano escolar”, trabalhando as tipologias textuais, desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade Sousa/PB, no período de Abril a Maio de 2017. O projeto consistiu na abordagem criativa sobre as tipologias textuais em sala de aula, levando em consideração a discussão sobre tipologias textuais apresentadas por Marcuschi (2005), Travaglia (1991) e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998) que discorrem sobre a relevância do conhecimento dos tipos de textos para o desenvolvimento da competência comunicativa, além de declararem que o objeto de ensino e, portanto, de aprendizagem é o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre as tipologias textuais e a análise das percepções dos alunos sobre o projeto. Constatamos que os alunos se tornaram capazes de distinguir os diferentes tipos de textos existentes no cotidiano e que no decorrer da execução do projeto, os alunos tiveram participação ativa provocada pela proposta metodológica aplicada com as tipologias que proporcionaram aulas mais prazerosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TIPOLOGIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, PROJETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7415_11092017224805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAWENEA PEREIRA LOPES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAWENEA" "autor_email" => "rawenea@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }