Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL

Palavra-chaves: COACH, COACHING EDUCACIONAL, ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36161
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3812
    "inscrito_id" => 9724
    "titulo" => "COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL"
    "resumo" => "O Coaching é um processo que utiliza várias ciências humanas como a Pedagogia, Administração, Psicologia, Neurociência, Teologia entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto. O termo “Coaching Educacional e Vocacional” refere-se ao processo de “treinar” e desenvolver estudantes, atendendo às necessidades que permeiam o ambiente da educação. O Coach Educacional é um profissional capacitado a aplicar ferramentas e técnicas capazes de provocar um processo de evolução interna contínua que favorecem um plano de vida atrelado a escolha profissional ou proporcionam uma reavaliação do caminho escolhido. Maurício Sampaio (2015) apresenta o Coaching Vocacional como uma especialização do seguimento e um setor muito promissor para atuação do profissional de Coach. Neste sentido o presente trabalho objetiva demonstrar a atuação do coach educacional, e descrever as técnicas e ferramentas de coaching aplicáveis na orientação vocacional. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi o exploratório visto que há pouco conhecimento acumulado na área. A coleta de dados foi bibliográfica onde confrontamos abordagens de teóricos como Sampaio, Cuono, Rosa e Souza. Também nos utilizamos de pesquisa na internet coletando abordagens em sites de instituições de referência nacional como a Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). As discussões abordam as definições do seguimento e o nicho de coaching educacional e vocacional; Apresentam algumas das ferramentas de coaching; Abordam os pressupostos andragógicos que devem ser observados no processo de coaching educacional; e apresentam o método MSR de Orientação Vocacional. Nas considerações finais indicamos que o processo de coaching educacional e vocacional podem cumprir com sua real finalidade, devendo ser operacionalizado de maneira coerente, ou seja, mais do que um projeto de informar sobre caminhos educacionais e de carreiras, o processo de coaching educacional deve proporcionar o autoconhecimento do indivíduo provocando reflexões e transformações impulsionadoras que proporcionem mudança de realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "COACH, COACHING EDUCACIONAL, ORIENTAÇÃO VOCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID9724_16102017001913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO FERREIRA ROSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO JÚNIOR"
    "autor_email" => "rosajunior_br@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA (FATIN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36161
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3812
    "inscrito_id" => 9724
    "titulo" => "COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL"
    "resumo" => "O Coaching é um processo que utiliza várias ciências humanas como a Pedagogia, Administração, Psicologia, Neurociência, Teologia entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto. O termo “Coaching Educacional e Vocacional” refere-se ao processo de “treinar” e desenvolver estudantes, atendendo às necessidades que permeiam o ambiente da educação. O Coach Educacional é um profissional capacitado a aplicar ferramentas e técnicas capazes de provocar um processo de evolução interna contínua que favorecem um plano de vida atrelado a escolha profissional ou proporcionam uma reavaliação do caminho escolhido. Maurício Sampaio (2015) apresenta o Coaching Vocacional como uma especialização do seguimento e um setor muito promissor para atuação do profissional de Coach. Neste sentido o presente trabalho objetiva demonstrar a atuação do coach educacional, e descrever as técnicas e ferramentas de coaching aplicáveis na orientação vocacional. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi o exploratório visto que há pouco conhecimento acumulado na área. A coleta de dados foi bibliográfica onde confrontamos abordagens de teóricos como Sampaio, Cuono, Rosa e Souza. Também nos utilizamos de pesquisa na internet coletando abordagens em sites de instituições de referência nacional como a Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). As discussões abordam as definições do seguimento e o nicho de coaching educacional e vocacional; Apresentam algumas das ferramentas de coaching; Abordam os pressupostos andragógicos que devem ser observados no processo de coaching educacional; e apresentam o método MSR de Orientação Vocacional. Nas considerações finais indicamos que o processo de coaching educacional e vocacional podem cumprir com sua real finalidade, devendo ser operacionalizado de maneira coerente, ou seja, mais do que um projeto de informar sobre caminhos educacionais e de carreiras, o processo de coaching educacional deve proporcionar o autoconhecimento do indivíduo provocando reflexões e transformações impulsionadoras que proporcionem mudança de realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "COACH, COACHING EDUCACIONAL, ORIENTAÇÃO VOCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID9724_16102017001913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO FERREIRA ROSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO JÚNIOR"
    "autor_email" => "rosajunior_br@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA (FATIN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Coaching é um processo que utiliza várias ciências humanas como a Pedagogia, Administração, Psicologia, Neurociência, Teologia entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto. O termo “Coaching Educacional e Vocacional” refere-se ao processo de “treinar” e desenvolver estudantes, atendendo às necessidades que permeiam o ambiente da educação. O Coach Educacional é um profissional capacitado a aplicar ferramentas e técnicas capazes de provocar um processo de evolução interna contínua que favorecem um plano de vida atrelado a escolha profissional ou proporcionam uma reavaliação do caminho escolhido. Maurício Sampaio (2015) apresenta o Coaching Vocacional como uma especialização do seguimento e um setor muito promissor para atuação do profissional de Coach. Neste sentido o presente trabalho objetiva demonstrar a atuação do coach educacional, e descrever as técnicas e ferramentas de coaching aplicáveis na orientação vocacional. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi o exploratório visto que há pouco conhecimento acumulado na área. A coleta de dados foi bibliográfica onde confrontamos abordagens de teóricos como Sampaio, Cuono, Rosa e Souza. Também nos utilizamos de pesquisa na internet coletando abordagens em sites de instituições de referência nacional como a Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). As discussões abordam as definições do seguimento e o nicho de coaching educacional e vocacional; Apresentam algumas das ferramentas de coaching; Abordam os pressupostos andragógicos que devem ser observados no processo de coaching educacional; e apresentam o método MSR de Orientação Vocacional. Nas considerações finais indicamos que o processo de coaching educacional e vocacional podem cumprir com sua real finalidade, devendo ser operacionalizado de maneira coerente, ou seja, mais do que um projeto de informar sobre caminhos educacionais e de carreiras, o processo de coaching educacional deve proporcionar o autoconhecimento do indivíduo provocando reflexões e transformações impulsionadoras que proporcionem mudança de realidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.