JÚNIOR, Antonio Ferreira Rosa. Coaching educacional e vocacional. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36161>. Acesso em: 02/11/2024 10:40
O Coaching é um processo que utiliza várias ciências humanas como a Pedagogia, Administração, Psicologia, Neurociência, Teologia entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto. O termo “Coaching Educacional e Vocacional” refere-se ao processo de “treinar” e desenvolver estudantes, atendendo às necessidades que permeiam o ambiente da educação. O Coach Educacional é um profissional capacitado a aplicar ferramentas e técnicas capazes de provocar um processo de evolução interna contínua que favorecem um plano de vida atrelado a escolha profissional ou proporcionam uma reavaliação do caminho escolhido. Maurício Sampaio (2015) apresenta o Coaching Vocacional como uma especialização do seguimento e um setor muito promissor para atuação do profissional de Coach. Neste sentido o presente trabalho objetiva demonstrar a atuação do coach educacional, e descrever as técnicas e ferramentas de coaching aplicáveis na orientação vocacional. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi o exploratório visto que há pouco conhecimento acumulado na área. A coleta de dados foi bibliográfica onde confrontamos abordagens de teóricos como Sampaio, Cuono, Rosa e Souza. Também nos utilizamos de pesquisa na internet coletando abordagens em sites de instituições de referência nacional como a Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). As discussões abordam as definições do seguimento e o nicho de coaching educacional e vocacional; Apresentam algumas das ferramentas de coaching; Abordam os pressupostos andragógicos que devem ser observados no processo de coaching educacional; e apresentam o método MSR de Orientação Vocacional. Nas considerações finais indicamos que o processo de coaching educacional e vocacional podem cumprir com sua real finalidade, devendo ser operacionalizado de maneira coerente, ou seja, mais do que um projeto de informar sobre caminhos educacionais e de carreiras, o processo de coaching educacional deve proporcionar o autoconhecimento do indivíduo provocando reflexões e transformações impulsionadoras que proporcionem mudança de realidades.