RESUMO
Em cada ser humano, existe a necessidade e o desejo de vivenciar o exercício pleno da justiça. Especificamente no alvorecer da juventude, essa aspiração se intensifica; porém, por não ter uma política de formação educacional direcionada ao conhecimento do exercício da cidadania em sua totalidade, esse direito que se mistura ao sentimento, pode ser adormecido tornando o ser refém de um sistema político equivocado. No presente artigo teve-se o intuito de apresentar os resultados do uso da internet como metodologia inovadora e atuante no meio educacional. Levando em consideração as suas apropriações e a significação do uso urgente desta ferramenta; considerando ainda, as desigualdades da inclusão digital e o seu conhecimento prévio nas relações familiares, sociais e culturais. Como estrutura do trabalho escolar, o referido documento apresenta como temas relevantes: Ética, Meio ambiente, Orientação sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho, Consumo, dentre outros que apontem a necessidade de reflexão. Tais assuntos se apresentam como propostas educacionais positivas, estruturando o aluno para a sua formação crítica, além de capacitá-lo para enfrentar com repúdio as injustiças, dando lhe voz e o inserindo como ator social competente, apto para interpretar a sua realidade. Percebemos que essas discussões refletem a importância na construção da soberania do homem, e o que o torna realmente independente é o libertar-se da subordinação e da ignorância.