Neste presente artigo proponho trazer métodos e ferramentas usadas na alfabetização infantil: metodologias, perspectivas, processo de educação na escola e as dificuldades enfrentadas em sala de aula pelo professor no processo de alfabetização. Com base nas contribuições da autora Emília Ferrero e Ana Teberosky (1985) entre outros, pensaremos um olhar sobre possíveis dificuldades na alfabetização e no ensino aprendizagem infantil. Nas etapas de aprendizagem a criança passa por processos negativos e positivos, até conseguir dominar o código linguístico. De acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses. Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações das mesmas. O tempo para suprir cada processo da alfabetização infantil é bem variado. Duas consequências importantes devem ser respeitadas em sala de aula: A primeira é respeitar e ter paciência com a evolução de cada criança e compreender que o desempenho mais vagaroso não significa que a mesma seja menos inteligente. Assim, a aprendizagem não é provocada pela escola e sim pela própria mente da criança, elas já chegam no primeiro dia de aula com uma bagagem de conhecimentos adquiridos fora da escola, e, essa bagagem deve ser aproveitada de forma interativa pelo professor reforçando assim e ampliando ainda mais a curiosidade da criança pela escola. Por fim, o presente trabalho busca analisar com base nas autoras (es) dificuldades no processo de alfabetização, ensino e aprendizagem na educação infantil no contexto escolar, e analisar possíveis métodos usados em sala pelos professores.