O presente artigo é fruto da disciplina alfabetização e letramento ofertada no quinto período do curso de pedagogia pela UFAL Campus do Sertão. O objetivo desse artigo é compreender os desafios do professor alfabetizador na sua prática docente, assim como, os mecanismos e contrapontos que interferem no desenvolvimento de uma prática bem estruturada, objetivando também, compreender as dificuldades da criança no processo de aquisição da leitura e da escrita. A consecução dos dados aqui apresentados se deu qualitativamente por meio de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora de uma escola de rede pública situada em um distrito de água Branca- AL, tal qual, a análise de atividades de duas crianças do 1º ano do ensino fundamental desta mesma instituição. Essa análise buscou compreender o nível de desenvolvimento de crianças de uma mesma faixa etária e ano, os seus saberes e dificuldades. A necessidade em desenvolver essa pesquisa se deu pela falta de atenção para com os docentes e educandos em meio ao processo de alfabetização, sendo assim, esse estudo nos aproxima da realidade das instituições de educação infantil, das perspectivas e contrapontos por elas adotadas ao referir-se à alfabetização. Como resultado, podemos considerar que o processo de aquisição da leitura e da escrita por parte das crianças é uma via de mão dupla, onde o professor sente dificuldade em alfabetizar por estar em uma turma multiseriada, faltando materiais, recursos e formação, o que dificulta vencer e compreender as dificuldades apresentadas pelos seus educandos durante esse processo, e as crianças, continuam a ter dificuldades de associar a leitura ao contexto social, compreender o sistema alfabético, assim como as letras, entendendo-as como uma unidade de valor sonoro, que pode estar presente não apenas em uma, mas em várias palavras.