Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35746
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4452
    "inscrito_id" => 7680
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto da disciplina alfabetização e letramento ofertada no quinto período do curso de pedagogia pela UFAL Campus do Sertão. O objetivo desse artigo é compreender os desafios do professor alfabetizador na sua prática docente, assim como, os mecanismos e contrapontos que interferem no desenvolvimento de uma prática bem estruturada, objetivando também, compreender as dificuldades da criança no processo de aquisição da leitura e da escrita. A consecução dos dados aqui apresentados se deu qualitativamente por meio de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora de uma escola de rede pública situada em um distrito de água Branca- AL, tal qual, a análise de atividades de duas crianças do 1º ano do ensino fundamental desta mesma instituição. Essa análise buscou compreender o nível de desenvolvimento de crianças de uma mesma faixa etária e ano, os seus saberes e dificuldades. A necessidade em desenvolver essa pesquisa se deu pela falta de atenção para com os docentes e educandos em meio ao processo de alfabetização, sendo assim, esse estudo nos aproxima da realidade das instituições de educação infantil, das perspectivas e contrapontos por elas adotadas ao referir-se à alfabetização. Como resultado, podemos considerar que o processo de aquisição da leitura e da escrita por  parte das crianças é uma via de mão dupla, onde o professor sente dificuldade em alfabetizar por estar em uma turma multiseriada, faltando materiais, recursos e formação, o que dificulta vencer e compreender as dificuldades apresentadas pelos seus educandos durante esse processo, e as crianças, continuam a ter dificuldades de associar a leitura ao contexto social, compreender o sistema alfabético, assim como as letras, entendendo-as como uma unidade de valor sonoro, que pode estar presente não apenas em uma, mas em várias palavras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7680_16102017215334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA SANDES ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA "
    "autor_email" => "ana.1997.paula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35746
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4452
    "inscrito_id" => 7680
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto da disciplina alfabetização e letramento ofertada no quinto período do curso de pedagogia pela UFAL Campus do Sertão. O objetivo desse artigo é compreender os desafios do professor alfabetizador na sua prática docente, assim como, os mecanismos e contrapontos que interferem no desenvolvimento de uma prática bem estruturada, objetivando também, compreender as dificuldades da criança no processo de aquisição da leitura e da escrita. A consecução dos dados aqui apresentados se deu qualitativamente por meio de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora de uma escola de rede pública situada em um distrito de água Branca- AL, tal qual, a análise de atividades de duas crianças do 1º ano do ensino fundamental desta mesma instituição. Essa análise buscou compreender o nível de desenvolvimento de crianças de uma mesma faixa etária e ano, os seus saberes e dificuldades. A necessidade em desenvolver essa pesquisa se deu pela falta de atenção para com os docentes e educandos em meio ao processo de alfabetização, sendo assim, esse estudo nos aproxima da realidade das instituições de educação infantil, das perspectivas e contrapontos por elas adotadas ao referir-se à alfabetização. Como resultado, podemos considerar que o processo de aquisição da leitura e da escrita por  parte das crianças é uma via de mão dupla, onde o professor sente dificuldade em alfabetizar por estar em uma turma multiseriada, faltando materiais, recursos e formação, o que dificulta vencer e compreender as dificuldades apresentadas pelos seus educandos durante esse processo, e as crianças, continuam a ter dificuldades de associar a leitura ao contexto social, compreender o sistema alfabético, assim como as letras, entendendo-as como uma unidade de valor sonoro, que pode estar presente não apenas em uma, mas em várias palavras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR, 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7680_16102017215334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA SANDES ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA "
    "autor_email" => "ana.1997.paula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo é fruto da disciplina alfabetização e letramento ofertada no quinto período do curso de pedagogia pela UFAL Campus do Sertão. O objetivo desse artigo é compreender os desafios do professor alfabetizador na sua prática docente, assim como, os mecanismos e contrapontos que interferem no desenvolvimento de uma prática bem estruturada, objetivando também, compreender as dificuldades da criança no processo de aquisição da leitura e da escrita. A consecução dos dados aqui apresentados se deu qualitativamente por meio de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora de uma escola de rede pública situada em um distrito de água Branca- AL, tal qual, a análise de atividades de duas crianças do 1º ano do ensino fundamental desta mesma instituição. Essa análise buscou compreender o nível de desenvolvimento de crianças de uma mesma faixa etária e ano, os seus saberes e dificuldades. A necessidade em desenvolver essa pesquisa se deu pela falta de atenção para com os docentes e educandos em meio ao processo de alfabetização, sendo assim, esse estudo nos aproxima da realidade das instituições de educação infantil, das perspectivas e contrapontos por elas adotadas ao referir-se à alfabetização. Como resultado, podemos considerar que o processo de aquisição da leitura e da escrita por parte das crianças é uma via de mão dupla, onde o professor sente dificuldade em alfabetizar por estar em uma turma multiseriada, faltando materiais, recursos e formação, o que dificulta vencer e compreender as dificuldades apresentadas pelos seus educandos durante esse processo, e as crianças, continuam a ter dificuldades de associar a leitura ao contexto social, compreender o sistema alfabético, assim como as letras, entendendo-as como uma unidade de valor sonoro, que pode estar presente não apenas em uma, mas em várias palavras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.