Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA RELEVÂNCIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS

Palavra-chaves: FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO, ENSINO NA PRÁTICAS, CIÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35271 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3618 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA RELEVÂNCIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS" "resumo" => "O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é um relato de experiencia sobre a construção de um laboratório de Ciências, e a importância deste para desenvolvimento de atividades do PIBID. Inicialmente foi realizado um diagnóstico das principais necessidades de reparos, organização do local, divisão e organização do espaço. A escola já tinha a disposição de alguns recursos didáticos para equipar o laboratório como: dois microscópios ópticos, um binocular e outro monocular; caixa laminário; um boneco anatômico; dois esqueletos; uma lupa; duas peças de modelo bucal com escova de dente. A presença do laboratório na escola tornou-se uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, através das atividades práticas, experimentos, uso de aparelhos como o microscópio e a lupa, assim, facilitando a assimilação e estruturação dos conhecimentos e conceitos científicos. A equipe do PIBID ainda contribuiu com a montagem de alguns recursos didáticos com potencial para ser utilizado nas aulas, como: modelos didáticos de células, representação de musgo, representação de peixe, entre outros. Os resultados nos mostram a importância de um laboratório na escola para determinadas práticas e atividades experimentais. Dessa forma nos deparamos com situações nas quais surgem reflexões quanto aos tipos de atividades propostas para os educandos e ainda há possibilidades para melhor interação e compreensão do ensino-aprendizagem.O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é u" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO, ENSINO NA PRÁTICAS, CIÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1969_14102017212453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA" "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35271 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3618 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA RELEVÂNCIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS" "resumo" => "O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é um relato de experiencia sobre a construção de um laboratório de Ciências, e a importância deste para desenvolvimento de atividades do PIBID. Inicialmente foi realizado um diagnóstico das principais necessidades de reparos, organização do local, divisão e organização do espaço. A escola já tinha a disposição de alguns recursos didáticos para equipar o laboratório como: dois microscópios ópticos, um binocular e outro monocular; caixa laminário; um boneco anatômico; dois esqueletos; uma lupa; duas peças de modelo bucal com escova de dente. A presença do laboratório na escola tornou-se uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, através das atividades práticas, experimentos, uso de aparelhos como o microscópio e a lupa, assim, facilitando a assimilação e estruturação dos conhecimentos e conceitos científicos. A equipe do PIBID ainda contribuiu com a montagem de alguns recursos didáticos com potencial para ser utilizado nas aulas, como: modelos didáticos de células, representação de musgo, representação de peixe, entre outros. Os resultados nos mostram a importância de um laboratório na escola para determinadas práticas e atividades experimentais. Dessa forma nos deparamos com situações nas quais surgem reflexões quanto aos tipos de atividades propostas para os educandos e ainda há possibilidades para melhor interação e compreensão do ensino-aprendizagem.O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é u" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO, ENSINO NA PRÁTICAS, CIÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1969_14102017212453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA" "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é um relato de experiencia sobre a construção de um laboratório de Ciências, e a importância deste para desenvolvimento de atividades do PIBID. Inicialmente foi realizado um diagnóstico das principais necessidades de reparos, organização do local, divisão e organização do espaço. A escola já tinha a disposição de alguns recursos didáticos para equipar o laboratório como: dois microscópios ópticos, um binocular e outro monocular; caixa laminário; um boneco anatômico; dois esqueletos; uma lupa; duas peças de modelo bucal com escova de dente. A presença do laboratório na escola tornou-se uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, através das atividades práticas, experimentos, uso de aparelhos como o microscópio e a lupa, assim, facilitando a assimilação e estruturação dos conhecimentos e conceitos científicos. A equipe do PIBID ainda contribuiu com a montagem de alguns recursos didáticos com potencial para ser utilizado nas aulas, como: modelos didáticos de células, representação de musgo, representação de peixe, entre outros. Os resultados nos mostram a importância de um laboratório na escola para determinadas práticas e atividades experimentais. Dessa forma nos deparamos com situações nas quais surgem reflexões quanto aos tipos de atividades propostas para os educandos e ainda há possibilidades para melhor interação e compreensão do ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.