A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES NA SUA FORMAÇÃO LÚDICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35039 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2310 "inscrito_id" => 5865 "titulo" => "A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES NA SUA FORMAÇÃO LÚDICA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência, que buscou socializar a participação e aprendizagens de estudantes acerca do brincar no processo de implementação da brinquedoteca Universitária - Campus Mata Norte. A Brinquedoteca originou-se de uma pesquisa de mestrado profissional no programa de pós-graduação da referida Universidade e, no seu processo de constituição, vem se ressignificando como espaço potencialmente lúdico. O referencial teórico tem cunho psicossocial, na abordagem histórico-dialética, oportunizou conhecer e refletir acerca do brincar em suas características e possibilidades no desenvolvimento das crianças, bem como conhecer a trajetória da brinquedoteca como um espaço que cumpre funções múltiplas, especialmente a brinquedoteca universitária em suas funções relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, sempre associadas ao brincar e dentre suas possibilidades, ressaltamos a natureza da brinquedoteca Universitária como um espaço de construção de sentidos e significados acerca do brincar das crianças, No que toca a metodologia utilizada para a realização deste estudo, fez-se a opção pela abordagem qualitativa, uma vez que, estamos tratando de uma realidade que se alcança por aproximação,. Utilizamos como instrumentos na recolha de dados: a observação participante e o diário de campo, enriquecidos por fotografias. Focalizamos nas observações a participação dos estudantes em momentos de estudo, (re)organização do espaço físico da brinquedoteca, tendo em vista o processo de construção de mobiliário, outros materiais e brinquedos, buscando aspectos estéticos e funcionais que permearam o processo. Como resultados, destacamos a constituição de um grupo de estudantes envolvidos com a brinquedoteca, construindo, definindo e organizando espaços lúdicos compreendendo o brincar como ato da criança e atuando como mediadores junto as crianças de escolas municipais, em momentos de visitação, em suas brincadeiras na brinquedoteca." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA, ESTUDANTES, O BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5865_11092017203948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA EMÍDIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYRA" "autor_email" => "mayraemidio93@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35039 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2310 "inscrito_id" => 5865 "titulo" => "A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES NA SUA FORMAÇÃO LÚDICA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência, que buscou socializar a participação e aprendizagens de estudantes acerca do brincar no processo de implementação da brinquedoteca Universitária - Campus Mata Norte. A Brinquedoteca originou-se de uma pesquisa de mestrado profissional no programa de pós-graduação da referida Universidade e, no seu processo de constituição, vem se ressignificando como espaço potencialmente lúdico. O referencial teórico tem cunho psicossocial, na abordagem histórico-dialética, oportunizou conhecer e refletir acerca do brincar em suas características e possibilidades no desenvolvimento das crianças, bem como conhecer a trajetória da brinquedoteca como um espaço que cumpre funções múltiplas, especialmente a brinquedoteca universitária em suas funções relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, sempre associadas ao brincar e dentre suas possibilidades, ressaltamos a natureza da brinquedoteca Universitária como um espaço de construção de sentidos e significados acerca do brincar das crianças, No que toca a metodologia utilizada para a realização deste estudo, fez-se a opção pela abordagem qualitativa, uma vez que, estamos tratando de uma realidade que se alcança por aproximação,. Utilizamos como instrumentos na recolha de dados: a observação participante e o diário de campo, enriquecidos por fotografias. Focalizamos nas observações a participação dos estudantes em momentos de estudo, (re)organização do espaço físico da brinquedoteca, tendo em vista o processo de construção de mobiliário, outros materiais e brinquedos, buscando aspectos estéticos e funcionais que permearam o processo. Como resultados, destacamos a constituição de um grupo de estudantes envolvidos com a brinquedoteca, construindo, definindo e organizando espaços lúdicos compreendendo o brincar como ato da criança e atuando como mediadores junto as crianças de escolas municipais, em momentos de visitação, em suas brincadeiras na brinquedoteca." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA, ESTUDANTES, O BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5865_11092017203948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA EMÍDIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYRA" "autor_email" => "mayraemidio93@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }