ALMEIDA, Erivelton Nunes De. Violência escolar: sentidos produzidos pela mídia. Anais II CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/33951>. Acesso em: 07/11/2024 07:55
Resumo: Este artigo discute, a partir de pesquisas realizadas na cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, a influência da mídia na construção do significado do termo violência escolar. Buscamos entender como as matérias publicadas contribuem para a construção do significante violência escolar. Como construção entendemos o preenchimento do significado do termo ‘violência escolar’. Partimos do princípio que esse preenchimento é feito de forma provisória, discursiva e interessada. Compreendemos, assim como Alice Casimiro Lopes e outros autores que se filiam a teoria do pós-estruturalismo que é impossível a fixação de sentidos, inclusive em torno da temática da violência escolar. Consideramos ainda, que qualquer atitude nesse sentido será contingencial e temporária. Entendemos, assim com base em Stephen Ball, que a sociedade e a própria escola constrói seus conceitos em um processo complexo de significação em diálogo com o contexto, surgindo várias possibilidades de compreensão do fenômeno da violência escolar, sendo a mídia um dos elementos orientador da construção dos sentidos de violência escolar.