Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIA DA UFERSA, CÂMPUS MOSSORÓ/RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSVERSALIDADE, ENGENHARIA DE ENERGIA Comunicação Oral (CO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33896
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 835
    "inscrito_id" => 1968
    "titulo" => "TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIA DA UFERSA, CÂMPUS MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "Em tempos de desequilíbrio ecológico em que estamos vivenciando, a consciência ambiental precisa ser cada vez mais difundida em nosso dia a dia, em nossas casas e instituições. A educação ambiental é compreendida como uma estratégia de que envolvem atividades para a sociedade ou grupo de pessoas buscando estabelecer valores e criar uma nova identidade sustentável ao indivíduo, unindo as pessoas e influenciando-as a assumir suas responsabilidades e seu papel de criarem um futuro sustentável para as gerações futuras. O trabalho teve como objetivo geral, avaliar a presença da educação ambiental, de forma transversal e permanente no Curso de Engenharia de Energia, campus sede, em Mossoró, RN, bem como, investigar com o corpo docente as ações que possuem relação com a educação ambiental no curso de Engenharia de Energia; e, identificar no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, a presença da educação ambiental como temática transversal. A pesquisa caracteriza-se por ter um caráter qualitativo e descritivo. E para entendermos melhor sobre EA na educação formal, realizamos uma pesquisa quali-quantitativa com os docentes do curso de Engenharia de Energia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, através da aplicação de questionários via formulário online, buscando identificar a presença da educação ambiental como temática transversal na grade do curso. Foi possível concluir que que ainda há certa resistência no que diz respeito à inserção de temáticas ambientais em cursos de formação, como a Engenharia de energia, e que a educação ambiental deve ser melhor trabalhada no ensino superior, auxiliando na formação de profissionais conscientes e responsáveis e habilitando os docentes a interligar temáticas como educação ambiental ás suas práticas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSVERSALIDADE, ENGENHARIA DE ENERGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1968_15102017115901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAFTALLY DANTAS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NAFTALLY DANTAS"
    "autor_email" => "naftallydantas2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33896
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 835
    "inscrito_id" => 1968
    "titulo" => "TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIA DA UFERSA, CÂMPUS MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "Em tempos de desequilíbrio ecológico em que estamos vivenciando, a consciência ambiental precisa ser cada vez mais difundida em nosso dia a dia, em nossas casas e instituições. A educação ambiental é compreendida como uma estratégia de que envolvem atividades para a sociedade ou grupo de pessoas buscando estabelecer valores e criar uma nova identidade sustentável ao indivíduo, unindo as pessoas e influenciando-as a assumir suas responsabilidades e seu papel de criarem um futuro sustentável para as gerações futuras. O trabalho teve como objetivo geral, avaliar a presença da educação ambiental, de forma transversal e permanente no Curso de Engenharia de Energia, campus sede, em Mossoró, RN, bem como, investigar com o corpo docente as ações que possuem relação com a educação ambiental no curso de Engenharia de Energia; e, identificar no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, a presença da educação ambiental como temática transversal. A pesquisa caracteriza-se por ter um caráter qualitativo e descritivo. E para entendermos melhor sobre EA na educação formal, realizamos uma pesquisa quali-quantitativa com os docentes do curso de Engenharia de Energia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, através da aplicação de questionários via formulário online, buscando identificar a presença da educação ambiental como temática transversal na grade do curso. Foi possível concluir que que ainda há certa resistência no que diz respeito à inserção de temáticas ambientais em cursos de formação, como a Engenharia de energia, e que a educação ambiental deve ser melhor trabalhada no ensino superior, auxiliando na formação de profissionais conscientes e responsáveis e habilitando os docentes a interligar temáticas como educação ambiental ás suas práticas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSVERSALIDADE, ENGENHARIA DE ENERGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1968_15102017115901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAFTALLY DANTAS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NAFTALLY DANTAS"
    "autor_email" => "naftallydantas2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Em tempos de desequilíbrio ecológico em que estamos vivenciando, a consciência ambiental precisa ser cada vez mais difundida em nosso dia a dia, em nossas casas e instituições. A educação ambiental é compreendida como uma estratégia de que envolvem atividades para a sociedade ou grupo de pessoas buscando estabelecer valores e criar uma nova identidade sustentável ao indivíduo, unindo as pessoas e influenciando-as a assumir suas responsabilidades e seu papel de criarem um futuro sustentável para as gerações futuras. O trabalho teve como objetivo geral, avaliar a presença da educação ambiental, de forma transversal e permanente no Curso de Engenharia de Energia, campus sede, em Mossoró, RN, bem como, investigar com o corpo docente as ações que possuem relação com a educação ambiental no curso de Engenharia de Energia; e, identificar no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, a presença da educação ambiental como temática transversal. A pesquisa caracteriza-se por ter um caráter qualitativo e descritivo. E para entendermos melhor sobre EA na educação formal, realizamos uma pesquisa quali-quantitativa com os docentes do curso de Engenharia de Energia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, através da aplicação de questionários via formulário online, buscando identificar a presença da educação ambiental como temática transversal na grade do curso. Foi possível concluir que que ainda há certa resistência no que diz respeito à inserção de temáticas ambientais em cursos de formação, como a Engenharia de energia, e que a educação ambiental deve ser melhor trabalhada no ensino superior, auxiliando na formação de profissionais conscientes e responsáveis e habilitando os docentes a interligar temáticas como educação ambiental ás suas práticas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.