Em tempos de desequilíbrio ecológico em que estamos vivenciando, a consciência ambiental precisa ser cada vez mais difundida em nosso dia a dia, em nossas casas e instituições. A educação ambiental é compreendida como uma estratégia de que envolvem atividades para a sociedade ou grupo de pessoas buscando estabelecer valores e criar uma nova identidade sustentável ao indivíduo, unindo as pessoas e influenciando-as a assumir suas responsabilidades e seu papel de criarem um futuro sustentável para as gerações futuras. O trabalho teve como objetivo geral, avaliar a presença da educação ambiental, de forma transversal e permanente no Curso de Engenharia de Energia, campus sede, em Mossoró, RN, bem como, investigar com o corpo docente as ações que possuem relação com a educação ambiental no curso de Engenharia de Energia; e, identificar no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, a presença da educação ambiental como temática transversal. A pesquisa caracteriza-se por ter um caráter qualitativo e descritivo. E para entendermos melhor sobre EA na educação formal, realizamos uma pesquisa quali-quantitativa com os docentes do curso de Engenharia de Energia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, através da aplicação de questionários via formulário online, buscando identificar a presença da educação ambiental como temática transversal na grade do curso. Foi possível concluir que que ainda há certa resistência no que diz respeito à inserção de temáticas ambientais em cursos de formação, como a Engenharia de energia, e que a educação ambiental deve ser melhor trabalhada no ensino superior, auxiliando na formação de profissionais conscientes e responsáveis e habilitando os docentes a interligar temáticas como educação ambiental ás suas práticas de ensino.