A geografia como ciência estuda a sociedade suas dinâmicas e interações com o meio, a paisagem é o cerne dos estudos geográficos em um contexto holístico, sendo ela a porta de entrada do geógrafo para o mundo .
A biogeografia analisa geograficamente tal conceito com um misto da biologia e ecologia através das noções de espaço e tempo,interpretando a adaptação e distribuição dos seres vivos a partir dos mecanismo de evolução.
As caatingas foram impulsionadas a ampliações e retrações devido a alternância de climas unidos e secos nas regiões tropicais durante os períodos glaciais do quaternário, essas flutuações climáticas e as mudanças de períodos glaciais e interglciais a teoria dos refúgios florestais afirma que as florestas tropicais úmidas ficaram exíguas a áreas de permanência de umidade, os brejos de altitude, construindo um refúgio sofrendo diferenciação e isolamento. A pesquisa objetivou demonstrar com base na teoria dos refúgios como ocorreu a retração das florestas tropicais úmidas e a expansão Caatinga no município de Boa Vista – PB. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento bibliográfico, visitas in situ, análise ds paisagem e registros fotográficos. O software Google Earth foi utilizado para coleta de imagens espaciais da área estudada, e o Quantum Gis, software de geoprocessamento livre auxiliou na criação de mapa de localização e espacialização da área analisada. No município de Boa Vista predomina o bioma caatinga, caracterizado pela sua baixa precipitação, vulnerabilidade climática, longos períodos de estiagem e vegetação xerofitas que adaptaram-se as condições do meio. Foi observado, neste município nas áreas de extração de domínio da bentonita a presença de troncos fossilizados de vegetação de mata úmida que podemos considerar períodos geológicos muito unidos como o pleistoceno