O envelhecimento é um fenômeno que atinge todos os seres humanos, independentemente. Sendo caracterizado como um processo dinâmico, progressivo e irreversível, ligados intimamente a fatores biológicos, psíquicos e sociais (BRITO E LITVOC, 2004). O presente trabalho visa à realização de um relato de experiência vivenciada em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), através da realização de atividades práticas educativas. As atividades foram desenvolvidas na “Casa de apoio Vó Filomena” na cidade de Cuité¬- PB, no período de fevereiro a abril de 2013, com a finalidade de desenvolver projetos práticos que ajudem o desenvolvimento psicomotor dos idosos. Este estudo teve como objetivo elucidar vivências de acadêmicos do curso de enfermagem no estágio extracurricular, bem como enfatizar atividades que estimulem a cognição e desenvolvimento motor dos idosos. Os acadêmicos buscaram construir vínculos e criar relação de confiança através da comunicação, desenvolvendo educação e saúde de forma clara e dinâmica. Essas atividades buscam estimular a coordenação motora e estimular a mente, a fim de proporcionar bem-estar físico, mental e social. A metodologia baseia-se em uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, onde as informações coletadas foram adquiridas através de levantamentos de dados na instituição, e entrevistas com os idosos/cuidadores. As atividades desenvolvidas visavam envolver os idosos de forma universal, através de dinâmicas de acolhimento, oficinas de arte e atividades como jogos e dança que ajudassem a desenvolver a sua capacidade psicomotora, através de assistências humanizadas. Para a realização destas atividades foram utilizados vários recursos para possibilitar uma maior interação do grupo, adquirindo confiança mútua e realização das atividades que haviam sido propostas. Foram necessários recursos didáticos que ajudassem na criação de um ambiente propicio e de estimulação para os idosos, pelo qual se pode conhecer as limitações, sentimentos e angustia dos mesmos, ajudando no seu processo de interação (PILON,1987). Nesse contexto, se faz necessário a compreensão dos alunos de forma completa, onde, estes devem avaliar a coleta de dados de forma precisa, a capacidade de explicar as terminologias técnicas através de uma forma acessível ao público, e desenvolvimento adequado do processo de educação em saúde, assim, ajudando os mesmos na prevenção de quedas e agravos a saúde. Alguns idosos não participaram das dinâmicas por apresentar limitações físicas ou mentais, onde as prevalentes eram a demência, o déficit da acuidade visual e motora, ou pelo desinteresse em participar das atividades. Estes que apresentarem a interação comprometida foram propostas atividades com menor interação grupal, como: Massagens, conversas, banho de sol e musicoterapia. Portanto, através dessa experiência foi expandido o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância da interação com idoso, visto que os mesmos sempre ficam alegres com a presença dos alunos durante a realização das atividades, ajudando a melhorar sua qualidade de vida.