As práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA) no contexto da Educação do Campo compreendem-se em processo educativo voltado para as necessidades do ambiente social no qual a escola se insere. Portanto, este estudo discute a questão socioambiental no contexto escolar da Educação do Campo dando enfoque às práticas pedagógicas em EA desenvolvidas pelas professoras denominadas nesse trabalho de Flor de Mandacaru e Macambira. À vista disso, o estudo anseia responder: Qual a relação entre a Educação do Campo e a Educação Ambiental nas práticas pedagógicas das professoras de uma escola localizada no espaço rural do município de Conceição do Coité? Diante da questão levantada o objetivo foi analisar as práticas pedagógicas em EA das professoras que atuam no contexto da Educação do Campo. A metodologia trilha pelo caminho da abordagem qualitativa e para esse intento utilizou-se como técnica a entrevista semiestruturada, a observação e a análise das atividades desenvolvidas. Visando o aporte teórico da pesquisa estabeleceu-se o diálogo com Carvalho (2008), Loureiro (2014), Arroyo (2007), Souza (2011) dentre outros teóricos. O campo empírico consiste em uma escola da Educação do Campo localizada na área rural do município de Conceição do Coité-BA e os sujeitos da pesquisa são duas professoras de duas turmas multisseriadas do Ensino Fundamental I denominada de T1 (1° ao 3° ano) e T2 (4° ao 5° ano). Para efeito, a relação estabelecida da EA com a Educação do Campo nas práticas pedagógicas das professoras da escola estudada se deu através do Programa Despertar e do Projeto do CAT (Conhecer, Analisar e Transformar) onde foi possível intervir na realidade do campo visando contribuir para uma prática contextualizada das professoras que atuam neste contexto tendo a inserção da EA nas escolas da Educação do Campo como forma de se pensar em práticas pedagógicas que valorizem os conhecimentos do campo.