A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global. Baseando-se nos princípios de educação ambiental, o presente artigo tem por finalidade mostrar os conceitos e práticas da educação ambiental com crianças do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antonio José da Rocha na cidade Major Sales/RN,com faixa etária de 9 a 10 anos. Para obtenção dos dados para a pesquisa foi aplicado um questionário voltado para os alunos para medir e saber qual o nível de conhecimento deles a respeito da situação do meio ambiente e sua influência, que unido com observações não participativas pode-se elaborar e ministrar palestras sobre educação ambiental, pegada ecológica e agroecologia, gerando intensos debates em sala de aula, onde os alunos tiveram a oportunidade expor o que já sabiam sobre os temas, como também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o que não sabiam ainda. O que foi essencial na promoção da proposta que viriam em seguir, onde foi feito com os alunos uma atividade prática de uma horta vertical ecológica em garrafas pets, a qual os alunos puderam decorar conforme seu gosto. Assim, foi possível haver trocar de experiências e agregar valores aos discentes, colaborando para melhoria de sua formação educacional, a fim de que se tornem cidadãos conscientes e disseminadores do conhecimento adquirido. E pode-se comparar a importância da educação ambiental no âmbito escolar para a melhoria da educação, a responsabilidade com o meio ambiente e também uma ferramenta efetiva na promoção da socialização dentro e fora de sala.