PERCEPÇÃO ENTOMOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33729 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 622 "titulo" => "PERCEPÇÃO ENTOMOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => """ RESUMO\r\n Os insetos são animais invertebrados que possuem a capacidade de voar, trocar o exoesqueleto e sobreviver a vários tipos de ambientes. São conhecidos por possuírem três pares de pernas, o que diferenciam dos demais artrópodes. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a percepção e os conhecimentos prévios dos alunos do ensino médio em relação ao tema dos insetos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio que já tinham estudado o tema. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, e questões para marcar a alternativa correta. Através de questionários constatou-se que os alunos não fazem distinção deste grupo, a ponto de colocaram mamíferos e aracnídeos dentro do mesmo. Existe uma cultura de abandono em relação a estes animais, os quais são indispensáveis a natureza, e essa visão negativa está sendo passada de geração em geração. Os principais motivos que levam aos alunos abandonarem estes animais são: o desconhecimento do papel econômico e ecológico deste grupo e uma visão antropocentrista da natureza, o que leva aos alunos a não terem cuidados com esses animais, referentes às suas defesas e a importância dos mesmos para o homem. Foi observado que 73,21% dos entrevistados têm uma percepção de que se os insetos desaparecessem, as plantas também desapareceriam. As informações obtidas constituem instrumento importante para o professor, pois, auxilia o docente a empreender propostas embasadas na aprendizagem significativa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "HEXÁPODES, VISÃO NEGATIVA, PAPEL ECONÔMICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID622_02102017230252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY DE LIRA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY" "autor_email" => "adrielly.l.moreira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33729 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 647 "inscrito_id" => 622 "titulo" => "PERCEPÇÃO ENTOMOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => """ RESUMO\r\n Os insetos são animais invertebrados que possuem a capacidade de voar, trocar o exoesqueleto e sobreviver a vários tipos de ambientes. São conhecidos por possuírem três pares de pernas, o que diferenciam dos demais artrópodes. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a percepção e os conhecimentos prévios dos alunos do ensino médio em relação ao tema dos insetos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio que já tinham estudado o tema. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, e questões para marcar a alternativa correta. Através de questionários constatou-se que os alunos não fazem distinção deste grupo, a ponto de colocaram mamíferos e aracnídeos dentro do mesmo. Existe uma cultura de abandono em relação a estes animais, os quais são indispensáveis a natureza, e essa visão negativa está sendo passada de geração em geração. Os principais motivos que levam aos alunos abandonarem estes animais são: o desconhecimento do papel econômico e ecológico deste grupo e uma visão antropocentrista da natureza, o que leva aos alunos a não terem cuidados com esses animais, referentes às suas defesas e a importância dos mesmos para o homem. Foi observado que 73,21% dos entrevistados têm uma percepção de que se os insetos desaparecessem, as plantas também desapareceriam. As informações obtidas constituem instrumento importante para o professor, pois, auxilia o docente a empreender propostas embasadas na aprendizagem significativa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "HEXÁPODES, VISÃO NEGATIVA, PAPEL ECONÔMICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID622_02102017230252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY DE LIRA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY" "autor_email" => "adrielly.l.moreira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }