RESUMO
A Educação Ambiental permite ao cidadão desenvolver o raciocínio logico de suas práticas, quando este usa a reflexão e a criticidade para solucionar os mais diversos problemas socioambientais deparados em consequência das atividades antrópicas. Assim, a Educação Ambiental quando aliada a escola é uma boa ferramenta de conscientização da sociedade, atuando na sensibilização e no enfretamento das causas mais prejudiciais ao meio ambiente. Diante desta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar a compreensão dos educandos do ensino fundamental II sobre educação para a sustentabilidade socioambiental em Uiraúna-PB. Esta pesquisa foi realizada no período de 04 de agosto a 15 de setembro de 2017 tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semiestruturado composto por 9 questões, onde estas eram objetivas e subjetivas. Participaram da pesquisa 30 estudantes do ensino fundamental II, de um escola da rede estadual de ensino, localizada no Município de Uiraúna-PB. Para a análise dos dados foi realizada a categorização das respostas dos alunos além, da utilização da análise percentual dos dados obtidos através dos questionários para descrever os conceitos, compreensão dos alunos, e suas sugestões mitigadoras no combate dos principais problemas ambientais enfrentados no município supramencionado. Os resultados encontrados indicam que os educandos apresentam um boa compreensão sobre o tema meio ambiente, embora suas respostas seja ainda, insuficientes nas definições. Os estudantes ainda, conseguem identificar os principais problemas que mais afeta a preservação do meio ambiente e que interferem na sustentabilidade do município a qual pertence, além de sugerir medidas mitigadoras para os problemas observados pelos discentes.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Escola. Meio ambiente.