PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO SOBRE A ABORDAGEM DO TEMA SOLO
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33726 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO SOBRE A ABORDAGEM DO TEMA SOLO" "resumo" => "A pesquisa objetivou verificar a percepção de professores de escolas do campo sobre a abordagem do tema solos nos livros didáticos e em sala de aula. A pesquisa foi realizada, com professores e professoras das escolas da zona rural do município de Sumé (PB), tendo caráter quali-quantitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados, que traçou o perfil dos professores e a visão destes sobre as oportunidades de aprimoramento na temática para uma melhor abordagem do tema e avaliação dos conteúdos dos livros. Verificou-se expressiva participação feminina (75%) na população amostrada. Com relação a capacitação em solos, evidenciou-se uma lacuna importante em relação a formação dos professores, pois 63% afirmaram nunca ter participado de formação ne ensino de solos. Sobre a avaliação dos livros didáticos, 54% afirmaram que não há contextualização com as especificidades dos solos do Semiárido e que os conteúdos são distantes da realidade local. Os resultados apontam para a urgência de se abrir diálogo nas políticas públicas das redes de ensino sobre a construção de material didático contextualizado, na capacitação de professores e no fortalecimento dos conteúdos curriculares, de modo a promover a popularização do ensino do solo, como medida urgente para a sustentabilidade deste precioso recurso ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, CONTEXTUALIZAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID131_17072017144431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE FARIAS BATISTA" "autor_nome_curto" => "REGIANE FARIAS" "autor_email" => "regiane.2594@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33726 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO SOBRE A ABORDAGEM DO TEMA SOLO" "resumo" => "A pesquisa objetivou verificar a percepção de professores de escolas do campo sobre a abordagem do tema solos nos livros didáticos e em sala de aula. A pesquisa foi realizada, com professores e professoras das escolas da zona rural do município de Sumé (PB), tendo caráter quali-quantitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados, que traçou o perfil dos professores e a visão destes sobre as oportunidades de aprimoramento na temática para uma melhor abordagem do tema e avaliação dos conteúdos dos livros. Verificou-se expressiva participação feminina (75%) na população amostrada. Com relação a capacitação em solos, evidenciou-se uma lacuna importante em relação a formação dos professores, pois 63% afirmaram nunca ter participado de formação ne ensino de solos. Sobre a avaliação dos livros didáticos, 54% afirmaram que não há contextualização com as especificidades dos solos do Semiárido e que os conteúdos são distantes da realidade local. Os resultados apontam para a urgência de se abrir diálogo nas políticas públicas das redes de ensino sobre a construção de material didático contextualizado, na capacitação de professores e no fortalecimento dos conteúdos curriculares, de modo a promover a popularização do ensino do solo, como medida urgente para a sustentabilidade deste precioso recurso ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, CONTEXTUALIZAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID131_17072017144431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE FARIAS BATISTA" "autor_nome_curto" => "REGIANE FARIAS" "autor_email" => "regiane.2594@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }