A pesquisa objetivou verificar a percepção de professores de escolas do campo sobre a abordagem do tema solos nos livros didáticos e em sala de aula. A pesquisa foi realizada, com professores e professoras das escolas da zona rural do município de Sumé (PB), tendo caráter quali-quantitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados, que traçou o perfil dos professores e a visão destes sobre as oportunidades de aprimoramento na temática para uma melhor abordagem do tema e avaliação dos conteúdos dos livros. Verificou-se expressiva participação feminina (75%) na população amostrada. Com relação a capacitação em solos, evidenciou-se uma lacuna importante em relação a formação dos professores, pois 63% afirmaram nunca ter participado de formação ne ensino de solos. Sobre a avaliação dos livros didáticos, 54% afirmaram que não há contextualização com as especificidades dos solos do Semiárido e que os conteúdos são distantes da realidade local. Os resultados apontam para a urgência de se abrir diálogo nas políticas públicas das redes de ensino sobre a construção de material didático contextualizado, na capacitação de professores e no fortalecimento dos conteúdos curriculares, de modo a promover a popularização do ensino do solo, como medida urgente para a sustentabilidade deste precioso recurso ambiental.