Resumo: O desenvolvimento de atividades voltadas para a temática Caatinga no ambiente escolar proporciona a construção de conhecimentos significativos acerca desse bioma. Tais conhecimentos favorecem uma percepção crítica da problemática socioambiental presenciada nessa região, proporcionando a adoção de práticas sustentáveis para uma melhor convivência com a Caatinga. Nesse sentido, o estudo desenvolvido objetivou avaliar a percepção ambiental de estudantes de uma escola pública no Município de Aparecida - PB acerca do Bioma Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida no período de 13 de fevereiro a 04 de abril de 2017 e foi composta por uma amostra de quarenta discentes. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários contendo questões objetivas e subjetivas. Os resultados obtidos indicam que a escola apresenta necessidades relativas ao desenvolvimento de atividades voltadas para a temática Caatinga, a ausência de atividades interdisciplinares influencia negativamente a construção de uma significação complexa desse bioma. Apesar disso, os estudantes pesquisados apresentaram um importante conhecimento acerca da biodiversidade da Caatinga, das atividades antrópicas que colaboram para a sua degradação bem como da importância de sua conservação. Esses dados apresentam-se como importantes indicadores para a construção de conhecimentos significativos sobre a Caatinga.
Palavras-chave: Caatinga. Ambiente escolar. Conhecimentos significativos.