Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

O ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE SOLO, CONSTRUTIVISMO Pôster (PO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33678
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 1614
    "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "Educação ambiental no meio escolar pode contribuir para a minimização dos problemas ambientais como também auxiliar em uma melhor perspectiva de qualidade de vida. Nesse contexto, para uma melhor percepção desse elemento natural devemos compreende-lo como a junção de diversos fatores ecológicos, propagando o seu papel na natureza e sua importância na vida do homem de forma a garantir o bem-estar e sustentabilidade do espaço no qual está integrado. Essa propagação ocorre por meio do ensino da ciência do solo que é primordial para que se compreenda os processos de formação do solo, e consequentemente, a sua conservação para a manutenção do meio ambiente. A pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a importância do estudo e preservação do solo para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-PB. Buscando empregar com o auxílio destes alunos uma nova visão para essa temática. Para obtenção das informações a fim de atender o objetivo da pesquisa foram aplicados questionários compostos por 10 questões exclusivamente de caráter objetivo, para alcançar o nível de conhecimento dos alunos sobre solo, e a partir deles, elaborar práticas com temas que abrangem desde o material de origem do solo até os processos que degradam o mesmo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam conhecimento superficial sobre o tema, mostrando a necessidade da inclusão da temática, de maneira acentuada para a construção de uma percepção sobre a importância do solo para a vida humana. Com isso, percebe-se a importância do conhecimento e estudos do solo, bem como a necessidade de implantar a educação em solos no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE SOLO, CONSTRUTIVISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID1614_02102017234356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE PEDROSA CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE PEDROSA"
    "autor_email" => "alicepedrosac@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33678
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 1614
    "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO"
    "resumo" => "Educação ambiental no meio escolar pode contribuir para a minimização dos problemas ambientais como também auxiliar em uma melhor perspectiva de qualidade de vida. Nesse contexto, para uma melhor percepção desse elemento natural devemos compreende-lo como a junção de diversos fatores ecológicos, propagando o seu papel na natureza e sua importância na vida do homem de forma a garantir o bem-estar e sustentabilidade do espaço no qual está integrado. Essa propagação ocorre por meio do ensino da ciência do solo que é primordial para que se compreenda os processos de formação do solo, e consequentemente, a sua conservação para a manutenção do meio ambiente. A pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a importância do estudo e preservação do solo para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-PB. Buscando empregar com o auxílio destes alunos uma nova visão para essa temática. Para obtenção das informações a fim de atender o objetivo da pesquisa foram aplicados questionários compostos por 10 questões exclusivamente de caráter objetivo, para alcançar o nível de conhecimento dos alunos sobre solo, e a partir deles, elaborar práticas com temas que abrangem desde o material de origem do solo até os processos que degradam o mesmo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam conhecimento superficial sobre o tema, mostrando a necessidade da inclusão da temática, de maneira acentuada para a construção de uma percepção sobre a importância do solo para a vida humana. Com isso, percebe-se a importância do conhecimento e estudos do solo, bem como a necessidade de implantar a educação em solos no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE SOLO, CONSTRUTIVISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID1614_02102017234356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE PEDROSA CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE PEDROSA"
    "autor_email" => "alicepedrosac@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Educação ambiental no meio escolar pode contribuir para a minimização dos problemas ambientais como também auxiliar em uma melhor perspectiva de qualidade de vida. Nesse contexto, para uma melhor percepção desse elemento natural devemos compreende-lo como a junção de diversos fatores ecológicos, propagando o seu papel na natureza e sua importância na vida do homem de forma a garantir o bem-estar e sustentabilidade do espaço no qual está integrado. Essa propagação ocorre por meio do ensino da ciência do solo que é primordial para que se compreenda os processos de formação do solo, e consequentemente, a sua conservação para a manutenção do meio ambiente. A pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a importância do estudo e preservação do solo para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-PB. Buscando empregar com o auxílio destes alunos uma nova visão para essa temática. Para obtenção das informações a fim de atender o objetivo da pesquisa foram aplicados questionários compostos por 10 questões exclusivamente de caráter objetivo, para alcançar o nível de conhecimento dos alunos sobre solo, e a partir deles, elaborar práticas com temas que abrangem desde o material de origem do solo até os processos que degradam o mesmo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam conhecimento superficial sobre o tema, mostrando a necessidade da inclusão da temática, de maneira acentuada para a construção de uma percepção sobre a importância do solo para a vida humana. Com isso, percebe-se a importância do conhecimento e estudos do solo, bem como a necessidade de implantar a educação em solos no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.