A ABORDAGEM DOS TEMAS LOCAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA - PB
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No entanto, é extremante relevante que nesse nível de ensino o professor trabalhe com temas que abordem o espaço vivido pelos alunos de onde estes já possuem um conhecimento prévio o que facilitará no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o livro didático disponibilizado pelo Ministério de Educação por meio do Plano Nacional do Livro Didático constitui no principal recurso didático disponível nos estabelecimentos educacionais e, portanto, o mais utilizado, porém devido as grandes diversidades sociais e naturais presentes no país estes não abordam temáticas presentes em escala local. Diante disso, nota-se a necessidade da produção de materiais didáticos que viabilize a disseminação de conhecimentos geográficos sobre o espaço vivido pelos alunos, neste caso, a Microrregião de Piancó, dada a inexistência de materiais desta natureza nos municípios que compõem esta porção do sertão paraibano que é retratado no 7º ano do ensino fundamental. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de forma exploratória onde foram aplicados questionários junto a professores de Geografia que atuam na série/ano citado de duas escolas no município de Nova Olinda – PB onde por meio dos resultados obtidos em campo percebeu-se a necessidade e a carência de recursos didáticos que abordem as características geográficas atuais do município." 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