Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A ABORDAGEM DOS TEMAS LOCAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA - PB

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, ENSINO DE GEOGRAFIA, CONHECIMENTO LOCAL Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: A importância do ensino da Geografia para a sociedade atual é de relevância extrema, pois não constitui meramente na transmissão de conteúdos, mas contribui no processo de construção da cidadania do discente, seu ensino é, portanto, indispensável desde o ensino fundamental. No entanto, é extremante relevante que nesse nível de ensino o professor trabalhe com temas que abordem o espaço vivido pelos alunos de onde estes já possuem um conhecimento prévio o que facilitará no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o livro didático disponibilizado pelo Ministério de Educação por meio do Plano Nacional do Livro Didático constitui no principal recurso didático disponível nos estabelecimentos educacionais e, portanto, o mais utilizado, porém devido as grandes diversidades sociais e naturais presentes no país estes não abordam temáticas presentes em escala local. Diante disso, nota-se a necessidade da produção de materiais didáticos que viabilize a disseminação de conhecimentos geográficos sobre o espaço vivido pelos alunos, neste caso, a Microrregião de Piancó, dada a inexistência de materiais desta natureza nos municípios que compõem esta porção do sertão paraibano que é retratado no 7º ano do ensino fundamental. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de forma exploratória onde foram aplicados questionários junto a professores de Geografia que atuam na série/ano citado de duas escolas no município de Nova Olinda – PB onde por meio dos resultados obtidos em campo percebeu-se a necessidade e a carência de recursos didáticos que abordem as características geográficas atuais do município.

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