Este trabalho busca realizar um diagnóstico situacional acerca da composição dos conselhos setoriais de políticas públicas educacionais, pertencentes ao município de Viçosa-RN, sob a perspectiva da Administração Pública, com o objetivo de analisar como se dá o a composição desses conselhos, e quais atores sociais contribuem para o seu funcionamento também sua organização, questões como que tipos de práticas são realizadas, que tipo de papel a administração pública contemporânea tem a respeito dessa temática participativa , e se a formação desses conselhos estão realmente de acordo com os regimentos , portarias e decretos com que os mesmos foram criados. Revelando assim sua importância para o desenvolvimento de políticas públicas no semiárido. Com caráter de pesquisa de campo e de cunho bibliográfico e documental, assumindo quanto aos fins característica de pesquisa descritiva e estudo de caso. Tendo os conselhos setoriais como universo, e dois dos seus mais atuantes conselhos ligados à área educacional de Viçosa como amostra. Foi observado uma satisfatória atuação e formação bem de acordo com o tolerável pelos princípios que regem a atuação participativa da sociedade no que diz respeito a questões referentes a deliberação, fiscalização, entre outras funções desses órgãos de maneira paritária. Necessitando segundo as conclusões desse trabalho de pequenas implementações a nível de sugestão com base nos preceitos sugeridos pela administração pública contemporânea.