Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO ‘LEVOU O TORÉ’: IMPLICAÇÕES DO DESMATAMENTO SOBRE A SAÚDE, SEMIÁRIDO, NO POVO PIPIPÃ, EM PERNAMBUCO

Palavra-chaves: SEMIÁRIDO;, SAÚDE INDÍGENA, DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE;, SAÚDE E AMBIENTE. Comunicação Oral (CO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33066
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 476
    "titulo" => "A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO ‘LEVOU O TORÉ’: IMPLICAÇÕES DO DESMATAMENTO SOBRE A SAÚDE, SEMIÁRIDO, NO POVO PIPIPÃ, EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este estudo  análisa o desmatamento determinado pela implantação da transposição do São Francisco e as implicações sobre a medicina indígena, os rituais, a culinária e a saúde, Semiárido pernambucano, no povo Pipipã, Floresta, Pernambuco. A Organização  Mundial de Saúde conceitua a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e enfermidades, entendendo a importância do uso milenar das plantas nativas pelos povos indígenas, como constituinte do conceito multidimensional de saúde. Realizou-se um estudo de caso de caráter sistêmico e foi usada a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados primários foram obtidos a partir da observação participante e de entrevistas individuais. O estudo foi realizado no período 2015 a 2017, no território Pipipã, Floresta. A população do estudo foi o povo Pipipã que habita território considerado diretamente afetado pelas obras da transposição do São Francisco. Os resultados demonstraram que o povo Pipipã historicamente utilizou as plantas nativas da caatinga para diversas finalidades: a) aroeira, ameixa, imburana de cheiro, bonome, marmeleiro, quixabeira, macela, alecrim, embiratanha, erva doce, pau ferro, espinhaço de cobra e pau d’alho, para curar e prevenir doenças e enfermidades; b) o croá: planta cuja fibra é usada para a fabricação dos saiotes utilizados na dança do Toré; c) a juremeira: usada para fazer o vinho que é servido durante o ritual da Jurema; d) a macambira: usada para alimentar os animais e na produção da farinha para alimentação humana; f) o umbuzeiro: usado na alimentação humana, entre outras plantas. O desmatamento determinado pela transposição afetou a medicina indígena, a culinária e os rituais de Toré, da Jurema e do Aricuri, agravando as condições materiais de vida do povo Pipipã. Essas ações violentas, na implantação da transposição, violaram a Constituição Federal de 1988 e o Art. 2º da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos indígenas, onde prioriza a sustentabilidade nos territórios indígenas e reconhece o valor sobre o uso das plantas nativas por promover, proteger, recuperar e produzir a saúde dos povos. Associado a esses fatos, registram-se o descumprimento dos compromissos firmados no Programa de apoio aos povos indigenas, do Ministério da Integração Nacional, relativo à realização das ações mitigadoras específicas de implementação de viveiros de mudas. Estes processos violentos sobre as relações e modos de vida dos Pipipã, impostos pelo Estado, determinaram processos de adoecimento, na forma de depressão, entre os índios Pipipã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO;, SAÚDE INDÍGENA, DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE;, SAÚDE E AMBIENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID476_22092017220250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLACIENE MARY DA SILVA GONÇALVEA"
    "autor_nome_curto" => "GLACIENE"
    "autor_email" => "glacienemary@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33066
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 476
    "titulo" => "A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO ‘LEVOU O TORÉ’: IMPLICAÇÕES DO DESMATAMENTO SOBRE A SAÚDE, SEMIÁRIDO, NO POVO PIPIPÃ, EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este estudo  análisa o desmatamento determinado pela implantação da transposição do São Francisco e as implicações sobre a medicina indígena, os rituais, a culinária e a saúde, Semiárido pernambucano, no povo Pipipã, Floresta, Pernambuco. A Organização  Mundial de Saúde conceitua a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e enfermidades, entendendo a importância do uso milenar das plantas nativas pelos povos indígenas, como constituinte do conceito multidimensional de saúde. Realizou-se um estudo de caso de caráter sistêmico e foi usada a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados primários foram obtidos a partir da observação participante e de entrevistas individuais. O estudo foi realizado no período 2015 a 2017, no território Pipipã, Floresta. A população do estudo foi o povo Pipipã que habita território considerado diretamente afetado pelas obras da transposição do São Francisco. Os resultados demonstraram que o povo Pipipã historicamente utilizou as plantas nativas da caatinga para diversas finalidades: a) aroeira, ameixa, imburana de cheiro, bonome, marmeleiro, quixabeira, macela, alecrim, embiratanha, erva doce, pau ferro, espinhaço de cobra e pau d’alho, para curar e prevenir doenças e enfermidades; b) o croá: planta cuja fibra é usada para a fabricação dos saiotes utilizados na dança do Toré; c) a juremeira: usada para fazer o vinho que é servido durante o ritual da Jurema; d) a macambira: usada para alimentar os animais e na produção da farinha para alimentação humana; f) o umbuzeiro: usado na alimentação humana, entre outras plantas. O desmatamento determinado pela transposição afetou a medicina indígena, a culinária e os rituais de Toré, da Jurema e do Aricuri, agravando as condições materiais de vida do povo Pipipã. Essas ações violentas, na implantação da transposição, violaram a Constituição Federal de 1988 e o Art. 2º da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos indígenas, onde prioriza a sustentabilidade nos territórios indígenas e reconhece o valor sobre o uso das plantas nativas por promover, proteger, recuperar e produzir a saúde dos povos. Associado a esses fatos, registram-se o descumprimento dos compromissos firmados no Programa de apoio aos povos indigenas, do Ministério da Integração Nacional, relativo à realização das ações mitigadoras específicas de implementação de viveiros de mudas. Estes processos violentos sobre as relações e modos de vida dos Pipipã, impostos pelo Estado, determinaram processos de adoecimento, na forma de depressão, entre os índios Pipipã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO;, SAÚDE INDÍGENA, DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE;, SAÚDE E AMBIENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID476_22092017220250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLACIENE MARY DA SILVA GONÇALVEA"
    "autor_nome_curto" => "GLACIENE"
    "autor_email" => "glacienemary@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo análisa o desmatamento determinado pela implantação da transposição do São Francisco e as implicações sobre a medicina indígena, os rituais, a culinária e a saúde, Semiárido pernambucano, no povo Pipipã, Floresta, Pernambuco. A Organização Mundial de Saúde conceitua a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e enfermidades, entendendo a importância do uso milenar das plantas nativas pelos povos indígenas, como constituinte do conceito multidimensional de saúde. Realizou-se um estudo de caso de caráter sistêmico e foi usada a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados primários foram obtidos a partir da observação participante e de entrevistas individuais. O estudo foi realizado no período 2015 a 2017, no território Pipipã, Floresta. A população do estudo foi o povo Pipipã que habita território considerado diretamente afetado pelas obras da transposição do São Francisco. Os resultados demonstraram que o povo Pipipã historicamente utilizou as plantas nativas da caatinga para diversas finalidades: a) aroeira, ameixa, imburana de cheiro, bonome, marmeleiro, quixabeira, macela, alecrim, embiratanha, erva doce, pau ferro, espinhaço de cobra e pau d’alho, para curar e prevenir doenças e enfermidades; b) o croá: planta cuja fibra é usada para a fabricação dos saiotes utilizados na dança do Toré; c) a juremeira: usada para fazer o vinho que é servido durante o ritual da Jurema; d) a macambira: usada para alimentar os animais e na produção da farinha para alimentação humana; f) o umbuzeiro: usado na alimentação humana, entre outras plantas. O desmatamento determinado pela transposição afetou a medicina indígena, a culinária e os rituais de Toré, da Jurema e do Aricuri, agravando as condições materiais de vida do povo Pipipã. Essas ações violentas, na implantação da transposição, violaram a Constituição Federal de 1988 e o Art. 2º da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos indígenas, onde prioriza a sustentabilidade nos territórios indígenas e reconhece o valor sobre o uso das plantas nativas por promover, proteger, recuperar e produzir a saúde dos povos. Associado a esses fatos, registram-se o descumprimento dos compromissos firmados no Programa de apoio aos povos indigenas, do Ministério da Integração Nacional, relativo à realização das ações mitigadoras específicas de implementação de viveiros de mudas. Estes processos violentos sobre as relações e modos de vida dos Pipipã, impostos pelo Estado, determinaram processos de adoecimento, na forma de depressão, entre os índios Pipipã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.