A água é um recurso fundamental para sobrevivência das espécies, ou seja, necessidades humanas e também industriais. Sabe-se que nos dias atuais existem estudos diretamente ligados a Ciência e Tecnologia abordando o tema água. A água é enfatizada como uma das substâncias mais importantes da natureza do ponto de vista ambiental e a relação da ação antrópica com a escassez da água em qualidade e quantidade (BRASIL, 1998). Nessa perspectiva, foi analisado inicialmente as concepções prévias dos estudantes a respeito da conscientização e importância da água na região do Curimataú Paraibano e a necessidade de preservação no meio ambiente já que a escassez está presente constantemente na região do semiárido. Esse momento propõe que sejam abordadas situações que levem os estudantes a analisar as situações problemas abordadas desde a problematização inicial e que podem ser entendidas pelo novo conhecimento (MUENCHEN, 2010). A pesquisa objetivou avaliar as concepções prévias dos alunos no que diz respeito à temática água e seu uso para consumo humano e industrial, promovendo discussões da mesma nos dias atuais, sendo abordado no ensino fundamental através do ensino de ciências na região do Curimataú Paraibano. A referente pesquisa aconteceu na cidade de Cuité, região do Curimataú Paraibano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. O trabalho foi realizado na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II do turno matutino, totalizando 32 alunos. Ocorreu nos meses de julho a agosto durante a aplicação das aulas de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia II, através de atividades desenvolvidas, entre elas, aulas expositivas e dialogadas, exibição de vídeo e apresentação de seminários relacionados a temática água. De acordo com os dados da pesquisa foi possível perceber inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos a partir de discussões e debates em torno do tema água e suas importâncias. Na primeira, realizou-se uma aula expositiva dialogada com discussão e debates na sala enfatizando assuntos da água; a segunda aula foi iniciada com a exibição de um vídeo, enfatizando o assunto de água e a sua importância voltada para a preservação da mesma; realizou-se uma atividade mais interessante, uma experiência com seminários, Portanto, o trabalho trouxe contribuições significativas não só aos colaboradores da pesquisa mais também aos professores e a comunidade escolar a partir da contextualização do ensino, considerando-se que durante as atividades aplicadas e discutidas em sala foi possível observar a associação do conteúdo com o cotidiano dos alunos. Com relação à problemática do assunto faz-se necessário trabalhar mais conteúdo para conscientizar os estudantes da importância da preservação da água e o quanto a mesma é importante para a população. É fundamental que cada indivíduo tenha sua própria concepção da situação, desta forma fazendo uso consciente de água, já que a escassez é um problema bastante existente na região do semiárido. Diante disso, percebe-se a necessidade de trabalhar conteúdos que façam parte da regionalidade dos alunos utilizando de situações-problemas para possíveis soluções e melhoria na região do Curimataú Paraibano.