Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA ÁGUA NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: RECURSO, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33041
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 678
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA ÁGUA NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A água é um recurso fundamental para sobrevivência das espécies, ou seja, necessidades humanas e também industriais. Sabe-se que nos dias atuais existem estudos diretamente ligados a Ciência e Tecnologia abordando o tema água. A água é enfatizada como uma das substâncias mais importantes da natureza do ponto de vista ambiental e a relação da ação antrópica com a escassez da água em qualidade e quantidade (BRASIL, 1998). Nessa perspectiva, foi analisado inicialmente as concepções prévias dos estudantes a respeito da conscientização e importância da água na região do Curimataú Paraibano e a necessidade de preservação no meio ambiente já que a escassez está presente constantemente na região do semiárido. Esse momento propõe que sejam abordadas situações que levem os estudantes a analisar as situações problemas abordadas desde a problematização inicial e que podem ser entendidas pelo novo conhecimento (MUENCHEN, 2010). A pesquisa objetivou avaliar as concepções prévias dos alunos no que diz respeito à temática água e seu uso para consumo humano e industrial, promovendo discussões da mesma nos dias atuais, sendo abordado no ensino fundamental através do ensino de ciências na região do Curimataú Paraibano. A referente pesquisa aconteceu na cidade de Cuité, região do Curimataú Paraibano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. O trabalho foi realizado na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II do turno matutino, totalizando 32 alunos. Ocorreu nos meses de julho a agosto durante a aplicação das aulas de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia II, através de atividades desenvolvidas, entre elas, aulas expositivas e dialogadas, exibição de vídeo e apresentação de seminários relacionados a temática água. De acordo com os dados da pesquisa foi possível perceber inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos a partir de discussões e debates em torno do tema água e suas importâncias. Na primeira, realizou-se uma aula expositiva dialogada com discussão e debates na sala enfatizando assuntos da água; a segunda aula foi iniciada com a exibição de um vídeo, enfatizando o assunto de água e a sua importância voltada para a preservação da mesma; realizou-se uma atividade mais interessante, uma experiência com seminários,  Portanto, o trabalho trouxe contribuições significativas não só aos colaboradores da pesquisa mais também aos professores e a comunidade escolar a partir da contextualização do ensino, considerando-se que durante as atividades aplicadas e discutidas em sala foi possível observar a associação do conteúdo com o cotidiano dos alunos. Com relação à problemática do assunto faz-se necessário trabalhar mais conteúdo para conscientizar os estudantes da importância da preservação da água e o quanto a mesma é importante para a população. É fundamental que cada indivíduo tenha sua própria concepção da situação, desta forma fazendo uso consciente de água, já que a escassez é um problema bastante existente na região do semiárido. Diante disso, percebe-se a necessidade de trabalhar conteúdos que façam parte da regionalidade dos alunos utilizando de situações-problemas para possíveis soluções e melhoria na região do Curimataú Paraibano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum"
    "palavra_chave" => "RECURSO, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID678_29092017212546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA LANAY"
    "autor_email" => "larissalanay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33041
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 678
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA ÁGUA NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A água é um recurso fundamental para sobrevivência das espécies, ou seja, necessidades humanas e também industriais. Sabe-se que nos dias atuais existem estudos diretamente ligados a Ciência e Tecnologia abordando o tema água. A água é enfatizada como uma das substâncias mais importantes da natureza do ponto de vista ambiental e a relação da ação antrópica com a escassez da água em qualidade e quantidade (BRASIL, 1998). Nessa perspectiva, foi analisado inicialmente as concepções prévias dos estudantes a respeito da conscientização e importância da água na região do Curimataú Paraibano e a necessidade de preservação no meio ambiente já que a escassez está presente constantemente na região do semiárido. Esse momento propõe que sejam abordadas situações que levem os estudantes a analisar as situações problemas abordadas desde a problematização inicial e que podem ser entendidas pelo novo conhecimento (MUENCHEN, 2010). A pesquisa objetivou avaliar as concepções prévias dos alunos no que diz respeito à temática água e seu uso para consumo humano e industrial, promovendo discussões da mesma nos dias atuais, sendo abordado no ensino fundamental através do ensino de ciências na região do Curimataú Paraibano. A referente pesquisa aconteceu na cidade de Cuité, região do Curimataú Paraibano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. O trabalho foi realizado na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II do turno matutino, totalizando 32 alunos. Ocorreu nos meses de julho a agosto durante a aplicação das aulas de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia II, através de atividades desenvolvidas, entre elas, aulas expositivas e dialogadas, exibição de vídeo e apresentação de seminários relacionados a temática água. De acordo com os dados da pesquisa foi possível perceber inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos a partir de discussões e debates em torno do tema água e suas importâncias. Na primeira, realizou-se uma aula expositiva dialogada com discussão e debates na sala enfatizando assuntos da água; a segunda aula foi iniciada com a exibição de um vídeo, enfatizando o assunto de água e a sua importância voltada para a preservação da mesma; realizou-se uma atividade mais interessante, uma experiência com seminários,  Portanto, o trabalho trouxe contribuições significativas não só aos colaboradores da pesquisa mais também aos professores e a comunidade escolar a partir da contextualização do ensino, considerando-se que durante as atividades aplicadas e discutidas em sala foi possível observar a associação do conteúdo com o cotidiano dos alunos. Com relação à problemática do assunto faz-se necessário trabalhar mais conteúdo para conscientizar os estudantes da importância da preservação da água e o quanto a mesma é importante para a população. É fundamental que cada indivíduo tenha sua própria concepção da situação, desta forma fazendo uso consciente de água, já que a escassez é um problema bastante existente na região do semiárido. Diante disso, percebe-se a necessidade de trabalhar conteúdos que façam parte da regionalidade dos alunos utilizando de situações-problemas para possíveis soluções e melhoria na região do Curimataú Paraibano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum"
    "palavra_chave" => "RECURSO, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID678_29092017212546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA LANAY"
    "autor_email" => "larissalanay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

A água é um recurso fundamental para sobrevivência das espécies, ou seja, necessidades humanas e também industriais. Sabe-se que nos dias atuais existem estudos diretamente ligados a Ciência e Tecnologia abordando o tema água. A água é enfatizada como uma das substâncias mais importantes da natureza do ponto de vista ambiental e a relação da ação antrópica com a escassez da água em qualidade e quantidade (BRASIL, 1998). Nessa perspectiva, foi analisado inicialmente as concepções prévias dos estudantes a respeito da conscientização e importância da água na região do Curimataú Paraibano e a necessidade de preservação no meio ambiente já que a escassez está presente constantemente na região do semiárido. Esse momento propõe que sejam abordadas situações que levem os estudantes a analisar as situações problemas abordadas desde a problematização inicial e que podem ser entendidas pelo novo conhecimento (MUENCHEN, 2010). A pesquisa objetivou avaliar as concepções prévias dos alunos no que diz respeito à temática água e seu uso para consumo humano e industrial, promovendo discussões da mesma nos dias atuais, sendo abordado no ensino fundamental através do ensino de ciências na região do Curimataú Paraibano. A referente pesquisa aconteceu na cidade de Cuité, região do Curimataú Paraibano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. O trabalho foi realizado na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II do turno matutino, totalizando 32 alunos. Ocorreu nos meses de julho a agosto durante a aplicação das aulas de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia II, através de atividades desenvolvidas, entre elas, aulas expositivas e dialogadas, exibição de vídeo e apresentação de seminários relacionados a temática água. De acordo com os dados da pesquisa foi possível perceber inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos a partir de discussões e debates em torno do tema água e suas importâncias. Na primeira, realizou-se uma aula expositiva dialogada com discussão e debates na sala enfatizando assuntos da água; a segunda aula foi iniciada com a exibição de um vídeo, enfatizando o assunto de água e a sua importância voltada para a preservação da mesma; realizou-se uma atividade mais interessante, uma experiência com seminários, Portanto, o trabalho trouxe contribuições significativas não só aos colaboradores da pesquisa mais também aos professores e a comunidade escolar a partir da contextualização do ensino, considerando-se que durante as atividades aplicadas e discutidas em sala foi possível observar a associação do conteúdo com o cotidiano dos alunos. Com relação à problemática do assunto faz-se necessário trabalhar mais conteúdo para conscientizar os estudantes da importância da preservação da água e o quanto a mesma é importante para a população. É fundamental que cada indivíduo tenha sua própria concepção da situação, desta forma fazendo uso consciente de água, já que a escassez é um problema bastante existente na região do semiárido. Diante disso, percebe-se a necessidade de trabalhar conteúdos que façam parte da regionalidade dos alunos utilizando de situações-problemas para possíveis soluções e melhoria na região do Curimataú Paraibano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.