A HORTA VERTICAL COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33037 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 757 "inscrito_id" => 478 "titulo" => "A HORTA VERTICAL COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Esta pesquisa resulta de um projeto de pesquisa desenvolvido entre alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, com o objetivo de avaliar o impacto junto aos estudantes da inclusão do ensino do modelo de Horta Vertical nos níveis da educação infantil e fundamental de escolas públicas da região. A Horta Vertical consiste no plantio de hortaliças de pequeno porte utilizando o espaço vertical, seja em garrafas pet ou pedaços de canos. Este tipo de plantio é ideal para quem possui pouco espaço e deseja realizar um cultivo de hortaliças. Nesse contexto, devido a região Nordeste, mais precisamente o Rio Grande do Norte, em especial o interior do Estado, está vivencia uma crise hídrica nos últimos anos. Desse modo, usando técnicas para um melhor aproveitamento e evitar o desperdício de água na irrigação desse tipo de horta, montamos um protótipo feito com pedaços de cano, mangueira, conectores, registros e gotejadores, com o objetivo de conseguir reutilizar a água do escoamento, através do processo de percolação. O ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive. E assim, o educador, deve ensinar ao discente, da forma mais simples possível, os elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais. No entanto, apresentamos esta forma de produção como temática a ser abordada em aulas de Educação Ambiental no ambiente escolar como conteúdo de capaz de contribuir para a formação ampla dos alunos, colaborando para a construção de cidadãos conscientes, aptos a realizar práticas sustentáveis e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar individual e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA VERTICAL, REUSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID478_03102017204831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE RAFAEL DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE CHAGAS" "autor_email" => "alexandre11chagas@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33037 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 757 "inscrito_id" => 478 "titulo" => "A HORTA VERTICAL COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Esta pesquisa resulta de um projeto de pesquisa desenvolvido entre alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, com o objetivo de avaliar o impacto junto aos estudantes da inclusão do ensino do modelo de Horta Vertical nos níveis da educação infantil e fundamental de escolas públicas da região. A Horta Vertical consiste no plantio de hortaliças de pequeno porte utilizando o espaço vertical, seja em garrafas pet ou pedaços de canos. Este tipo de plantio é ideal para quem possui pouco espaço e deseja realizar um cultivo de hortaliças. Nesse contexto, devido a região Nordeste, mais precisamente o Rio Grande do Norte, em especial o interior do Estado, está vivencia uma crise hídrica nos últimos anos. Desse modo, usando técnicas para um melhor aproveitamento e evitar o desperdício de água na irrigação desse tipo de horta, montamos um protótipo feito com pedaços de cano, mangueira, conectores, registros e gotejadores, com o objetivo de conseguir reutilizar a água do escoamento, através do processo de percolação. O ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive. E assim, o educador, deve ensinar ao discente, da forma mais simples possível, os elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais. No entanto, apresentamos esta forma de produção como temática a ser abordada em aulas de Educação Ambiental no ambiente escolar como conteúdo de capaz de contribuir para a formação ampla dos alunos, colaborando para a construção de cidadãos conscientes, aptos a realizar práticas sustentáveis e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar individual e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA VERTICAL, REUSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID478_03102017204831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE RAFAEL DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE CHAGAS" "autor_email" => "alexandre11chagas@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }