INTERAÇÃO, NARRATIVAS E GÊNERO TEXTUAL: DIÁLOGOS INDISSOCIÁVEIS
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 32980 "edicao_id" => 74 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "INTERAÇÃO, NARRATIVAS E GÊNERO TEXTUAL: DIÁLOGOS INDISSOCIÁVEIS" "resumo" => "O presente artigo propõe-se a discorrer sobre a relação entre gêneros textuais e interação verbal em sala de aula como proposta para ensino de língua materna uma vez que consideramos que o ensino crítico se constitui por meio das práticas sociais, contextualizadas e como ferramenta de construção da cidadania (BRASIL, 1996, 1998, 2014). Levando em consideração a necessidade de aprender a redigir e divulgar conhecimentos, este trabalho centraliza-se na descrição do processo de ensino da produção textual e apresenta uma proposta para construção de narrativas, que pode auxiliar no processo de interação escolar. Consideramos que o papel do docente se efetiva nestas práticas reais de uso da língua. Para o desenvolvimento da pesquisa foi efetuado um estudo bibliográfico embasado nas teorias de, Freire (1996), Brait (2006), Vasconcellos (2007), Citelli (2008), Tapia & Fita (2010), entre outros. Os resultados identificados, nesta pesquisa, demonstram que o gênero narrativo pode colaborar para o exercício da leitura e escrita de textos, apoiado a práticas pedagógicas condizentes. A sugestão de expansão do texto narrativo trabalhado em sala de aula, além de promover uma devida interação entre os colegas de classe, poderá ser difundido por todo o estabelecimento escolar. Pode-se afirmar, que além das qualidades proporcionadas, o docente se encontra com um tempo limitado para o ensino de produção textual, desenvolvendo em algumas circunstâncias uma metodologia inadequada em relação à proposta. Dessa maneira, acreditamos que apesar de todos os empecilhos a atividade de progresso da escrita contribuí de forma significante para construção saber, e deve ser intensamente priorizada na escola da época atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ORIENTAÇÃO, NARRATIVAS, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID180_12112017213629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON SILVA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "JEFERSON CRUZ" "autor_email" => "jefersonaluno1@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-erespp" "edicao_nome" => "Anais ERESPP" "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017" "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png" "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 48 "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO" "publicacao_codigo" => "2594-8326" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 32980 "edicao_id" => 74 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "INTERAÇÃO, NARRATIVAS E GÊNERO TEXTUAL: DIÁLOGOS INDISSOCIÁVEIS" "resumo" => "O presente artigo propõe-se a discorrer sobre a relação entre gêneros textuais e interação verbal em sala de aula como proposta para ensino de língua materna uma vez que consideramos que o ensino crítico se constitui por meio das práticas sociais, contextualizadas e como ferramenta de construção da cidadania (BRASIL, 1996, 1998, 2014). Levando em consideração a necessidade de aprender a redigir e divulgar conhecimentos, este trabalho centraliza-se na descrição do processo de ensino da produção textual e apresenta uma proposta para construção de narrativas, que pode auxiliar no processo de interação escolar. Consideramos que o papel do docente se efetiva nestas práticas reais de uso da língua. Para o desenvolvimento da pesquisa foi efetuado um estudo bibliográfico embasado nas teorias de, Freire (1996), Brait (2006), Vasconcellos (2007), Citelli (2008), Tapia & Fita (2010), entre outros. Os resultados identificados, nesta pesquisa, demonstram que o gênero narrativo pode colaborar para o exercício da leitura e escrita de textos, apoiado a práticas pedagógicas condizentes. A sugestão de expansão do texto narrativo trabalhado em sala de aula, além de promover uma devida interação entre os colegas de classe, poderá ser difundido por todo o estabelecimento escolar. Pode-se afirmar, que além das qualidades proporcionadas, o docente se encontra com um tempo limitado para o ensino de produção textual, desenvolvendo em algumas circunstâncias uma metodologia inadequada em relação à proposta. Dessa maneira, acreditamos que apesar de todos os empecilhos a atividade de progresso da escrita contribuí de forma significante para construção saber, e deve ser intensamente priorizada na escola da época atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Território, ensino e interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ORIENTAÇÃO, NARRATIVAS, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV102_MD1_SA6_ID180_12112017213629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:46:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON SILVA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "JEFERSON CRUZ" "autor_email" => "jefersonaluno1@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-erespp" "edicao_nome" => "Anais ERESPP" "edicao_evento" => "Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/erespp/2017" "edicao_logo" => "5e49f94e46d83_16022020232414.png" "edicao_capa" => "5f186d3d64d80_22072020134549.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 48 "publicacao_nome" => "Anais ERESPP SEMIÁRIDO" "publicacao_codigo" => "2594-8326" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }