PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GENERALISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31958 "edicao_id" => 72 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GENERALISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das PICS no processo de desenvolvimento do acadêmico de Enfermagem. Um enfermeiro bem preparado está apto para lidar com as diversas situações cotidianas no seu processo de trabalho, e essa preparação é resultado de tudo o que aprendeu durante sua formação acadêmica. O saber cuidar se estende muito mais além do saber científico, também se faz necessário uma percepção geral do outro, tendo em vista que não é apenas um ser que possui uma determinada patologia, e sim, um ser completo que pode ser acometido por enfermidades de variadas origens e que nem sempre podem ser resolvidas através do tratamento medicamentoso. Uma prática antiga que está, de maneira tímida, crescendo dentro dos serviços de saúde são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ou Terapias Alternativas Complementares (TAC) que segundo Hill (1985) são as técnicas que visam à assistência à saúde do indivíduo, seja na prevenção, tratamento ou cura, considerando-o como mente/corpo/espírito e não um conjunto de partes isoladas. Devido esse mesmo crescimento, faz-se necessário o incentivo do ensino dessas práticas dentro das instituições de nível superior, pois elas que fundamentam a base do profissional que irá proporcionar o atendimento da maneira mais completa possível. Trata-se de uma revisão de literatura que é uma forma de pesquisa que utiliza fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obtenção de resultados de pesquisa de outros autores, com o objetivo de fundamentar teoricamente um determinado tema (ROTHER, 2007). Os resultados mostram que a temática é emergente no Brasil, mas Barbosa (1994) e Trovo (2003) ressaltam que o crescimento nas pesquisas sobre as PICS feitas por profissionais da enfermagem ainda é reduzido, mas que está avançando, obtendo a regulamentação por meio de Resolução instituída pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) de número 197 no ano de 1997, que “Estabelece e reconhece as Terapias Alternativas como especialidade e/ou qualificação do profissional da Enfermagem”. A inserção de temáticas que influenciem positivamente na humanização do atendimento deve ser cada vez mais discutida dentro das instituições de nível superior, e as PICS dentro da formação acadêmica auxiliam a desviar o olhar no modelo assistencial que hoje ainda está centrado apenas na patologia e nos procedimentos técnicos e pouco na qualidade da assistência que fortalece a visão holística. Por isso é importante que no processo de aprendizado do acadêmico de enfermagem seja possível inserir as PICS como outra opção no que tange a prestação de cuidados humanizados." "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Expandido" "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD4_SA2_ID1136_28082017113456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MIKAEL FERNANDES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FABIO MIKAEL" "autor_email" => "mikael_fernandez@hotmail." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-congrepics" "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017" "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png" "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 46 "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS" "publicacao_codigo" => "2594-8334" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31958 "edicao_id" => 72 "trabalho_id" => 192 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GENERALISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das PICS no processo de desenvolvimento do acadêmico de Enfermagem. Um enfermeiro bem preparado está apto para lidar com as diversas situações cotidianas no seu processo de trabalho, e essa preparação é resultado de tudo o que aprendeu durante sua formação acadêmica. O saber cuidar se estende muito mais além do saber científico, também se faz necessário uma percepção geral do outro, tendo em vista que não é apenas um ser que possui uma determinada patologia, e sim, um ser completo que pode ser acometido por enfermidades de variadas origens e que nem sempre podem ser resolvidas através do tratamento medicamentoso. Uma prática antiga que está, de maneira tímida, crescendo dentro dos serviços de saúde são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ou Terapias Alternativas Complementares (TAC) que segundo Hill (1985) são as técnicas que visam à assistência à saúde do indivíduo, seja na prevenção, tratamento ou cura, considerando-o como mente/corpo/espírito e não um conjunto de partes isoladas. Devido esse mesmo crescimento, faz-se necessário o incentivo do ensino dessas práticas dentro das instituições de nível superior, pois elas que fundamentam a base do profissional que irá proporcionar o atendimento da maneira mais completa possível. Trata-se de uma revisão de literatura que é uma forma de pesquisa que utiliza fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obtenção de resultados de pesquisa de outros autores, com o objetivo de fundamentar teoricamente um determinado tema (ROTHER, 2007). Os resultados mostram que a temática é emergente no Brasil, mas Barbosa (1994) e Trovo (2003) ressaltam que o crescimento nas pesquisas sobre as PICS feitas por profissionais da enfermagem ainda é reduzido, mas que está avançando, obtendo a regulamentação por meio de Resolução instituída pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) de número 197 no ano de 1997, que “Estabelece e reconhece as Terapias Alternativas como especialidade e/ou qualificação do profissional da Enfermagem”. A inserção de temáticas que influenciem positivamente na humanização do atendimento deve ser cada vez mais discutida dentro das instituições de nível superior, e as PICS dentro da formação acadêmica auxiliam a desviar o olhar no modelo assistencial que hoje ainda está centrado apenas na patologia e nos procedimentos técnicos e pouco na qualidade da assistência que fortalece a visão holística. Por isso é importante que no processo de aprendizado do acadêmico de enfermagem seja possível inserir as PICS como outra opção no que tange a prestação de cuidados humanizados." "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Expandido" "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD4_SA2_ID1136_28082017113456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MIKAEL FERNANDES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FABIO MIKAEL" "autor_email" => "mikael_fernandez@hotmail." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-congrepics" "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017" "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png" "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 46 "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS" "publicacao_codigo" => "2594-8334" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }