O dia 07 de abril marca a fundação da Organização Mundial de Saúde em 1948, e por esta razão foi convencionado como Dia Mundial da Saúde pelos 192 países membros da organização.
No ano de 2017 o tema definido foi “Depressão: vamos conversa”. E desta forma o desafio foi lançado para nós, trabalhadoras, secretarias e serviços de saúde trabalharem com algo tão delicado e ao mesmo tão presente na rotina dos serviços.
Com o diálogo em pauta no tema, o munícipio pernambucano de Santa Maria da Boa Vista optou por trabalhar a temática através da promoção e prevenção em saúde, em um evento organizado conjuntamente por todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde que ocorreu ao céu aberto, no coreto da cidade à beira do rio São Francisco, ocupando os espaços em tendas que trouxeram a importância dos fitoterápicos com os estudantes do curso de farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco; a educação popular na tenda Paulo Freire abordando temas como medicalização da sociedade e da vida, depressão pós parto e saúde mental no trabalho; e uma Tenda dedicada a assistência através das práticas integrativas e complementares.
O município de Santa Maria da Boa Vista ainda não conta com as Práticas Integrativas ofertadas entre o leque de opções de seus serviços de saúde. No entanto, o evento do Dia Mundial da Saúde serviu como ação de divulgação das PICS na cidade e uma forma de avaliarmos a aceitação do público para algo até então novo em uma cidade predominantemente rural, de pouco mais de quarenta mil habitantes no sertão de Pernambuco.
A avaliação do evento foi extremamente positiva, contou com grande participação do público, desde as rodas de conversa na tenda Paulo Freire, quanto nas disputadas consultas de reiki e auriculoterapia.
Além de divulgar as PICS e apresentar a promoção de saúde como elemento fundamental das ações em saúde em um munícipio ainda muito centrado no modelo biomédico, um outro resultado analisado, foi o de poder falar Depressão de forma preventiva, focado na produção de saúde e de vida, de forma leve, apresentando o bem-estar como dispositivo fundamental dos processos de saúde e apresentar a PICS como possibilidade de cuidado em Saúde Mental.