HORTA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31643 "edicao_id" => 72 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1104 "titulo" => "HORTA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A promoção da saúde no meio escolar é primordial. A escola como espaço social, local de convivência, neste ambiente entre aprender e ensinar, estudantes, técnicos e professores passam grande parte de sua vida. Neste contexto, a horta na escola se torna alternativa de unir o lúdico ao meio ambiente. OBJETIVO: Relatar experiência de implantação de horta escolar visando propiciar educação ambiental para saúde. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência, utilizando-se de metodologia ativa do tipo Problematização, realizada no período de fevereiro a agosto de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Araújo, situada na cidade de Campina Grande-PB. Foram assistidos estudantes do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I, de ambos os sexos e todas as idades. No primeiro momento, realizou-se levantamento acerca do uso, constância e conhecimento acerca de vegetais, sejam hortaliças ou plantas medicinais. Em seguida, semanalmente, foram efetivadas palestras acerca do uso de plantas medicinais e sua importância para saúde. Por fim, ocorreu a construção de horta vertical utilizando garrafas pets. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a implementação da horta, observou-se comportamento diferente do alunado, vez que estes tiveram a oportunidade de realizar tarefas em grupo, desenvolvendo espírito coletivo, maior contato com a natureza e conhecimento dos benefícios que vegetais trazem a saúde. O laboratório vivo possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações por intermédio da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre agentes sociais envolvidos (MORGADO, 2006). Assim, tornando mais próximo o contato dos alunos com o ambiente verde, preservando-o. CONCLUSÕES: A horta incorporada no âmbito escolar auxilia de forma expressiva a formação do estudante. Houve reflexão dos atores da escola acerca de diferentes áreas de conhecimento, englobando educação ambiental, alimentar e cuidados com saúde. A educação em saúde contribui de maneira significativa na aprendizagem e atenção para melhoria na qualidade de vida escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Simples" "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação" "palavra_chave" => "HORTA ESCOLAR, ATENÇÃO EM SAÚDE, PLANTAS MEDICINAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD7_SA2_ID1104_28082017231609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALBER DA SILVA MACÊDO" "autor_nome_curto" => "VALBER" "autor_email" => "valbermacedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-congrepics" "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017" "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png" "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 46 "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS" "publicacao_codigo" => "2594-8334" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31643 "edicao_id" => 72 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1104 "titulo" => "HORTA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A promoção da saúde no meio escolar é primordial. A escola como espaço social, local de convivência, neste ambiente entre aprender e ensinar, estudantes, técnicos e professores passam grande parte de sua vida. Neste contexto, a horta na escola se torna alternativa de unir o lúdico ao meio ambiente. OBJETIVO: Relatar experiência de implantação de horta escolar visando propiciar educação ambiental para saúde. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência, utilizando-se de metodologia ativa do tipo Problematização, realizada no período de fevereiro a agosto de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Araújo, situada na cidade de Campina Grande-PB. Foram assistidos estudantes do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I, de ambos os sexos e todas as idades. No primeiro momento, realizou-se levantamento acerca do uso, constância e conhecimento acerca de vegetais, sejam hortaliças ou plantas medicinais. Em seguida, semanalmente, foram efetivadas palestras acerca do uso de plantas medicinais e sua importância para saúde. Por fim, ocorreu a construção de horta vertical utilizando garrafas pets. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a implementação da horta, observou-se comportamento diferente do alunado, vez que estes tiveram a oportunidade de realizar tarefas em grupo, desenvolvendo espírito coletivo, maior contato com a natureza e conhecimento dos benefícios que vegetais trazem a saúde. O laboratório vivo possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações por intermédio da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre agentes sociais envolvidos (MORGADO, 2006). Assim, tornando mais próximo o contato dos alunos com o ambiente verde, preservando-o. CONCLUSÕES: A horta incorporada no âmbito escolar auxilia de forma expressiva a formação do estudante. Houve reflexão dos atores da escola acerca de diferentes áreas de conhecimento, englobando educação ambiental, alimentar e cuidados com saúde. A educação em saúde contribui de maneira significativa na aprendizagem e atenção para melhoria na qualidade de vida escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Simples" "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação" "palavra_chave" => "HORTA ESCOLAR, ATENÇÃO EM SAÚDE, PLANTAS MEDICINAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD7_SA2_ID1104_28082017231609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALBER DA SILVA MACÊDO" "autor_nome_curto" => "VALBER" "autor_email" => "valbermacedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-congrepics" "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017" "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png" "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 46 "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS" "publicacao_codigo" => "2594-8334" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }