INTRODUÇÃO: A educação em saúde constitui-se uma ferramenta indispensável na promoção e prevenção da saúde na atenção primária. Através de práticas educativas por intermédio dos profissionais da área, projetos como o hiperdia é desenvolvido em unidades básicas com o intuito de oferecer subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde. O hiperdia é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos utilizado em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde (BRASIL 2002). OBJETIVOS: Relatar a vivência de enfermeirandas em um grupo de hiperdia em uma Unidade de Saúde da Família localizada em Natal/RN. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmica do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante estágio supervisionado em uma Unidade de Saúde da Família, na cidade de Natal/RN. RESULTADOS: A ação educativa possibilitou vivenciar a educação em saúde considerando o grupo como um espaço fundamental para troca de conhecimentos, experiências e informações sobre o processo saúde-doença. Incentivando os mesmos, a adoção de condutas para o bem estar e adesão ao tratamento coerente. Elucidando dúvidas de maneira concreta através de demonstração de conseqüências, como o “entupimento de uma veia” e o pé diabético. Além de demonstrar outras medidas, como plantas medicinais que podem ser utilizadas juntamente com a medicação CONCLUSÃO: A partir da realização da ação educativa concluímos que a educação em saúde pode ser um instrumento norteador no processo de trabalho de um enfermeiro, visto que quando planejado considerando a realidade local e principais necessidades do grupo, pode-se atingir os resultados almejados.