Com o avanço da indústria o problema com resíduos sólidos ou comumente chamado de lixo eclodiu, a expressão “nada se perde tudo se transforma” perdeu o sentido concreto, com isso na atualidade estar em evidência discussões sobre possíveis soluções para amenizar a poluição causada por resíduos sólidos e rejeitos dispensados erroneamente no meio ambiente, mediante essa preocupação faz necessário que o tema esteja presente no currículo escolar de todas escolas para ensinar como devemos descartar nosso “lixo”, atribuído a isso, verificamos como está sendo o descarte dos resíduos no município de Campina Grande, pois é sabido da importância da pesquisa-ação na formação docente. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da pesquisa-ação na formação docente com enfoque principal nos resíduos sólidos. Este artigo foi inserido uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa de estudo de caso que segundo Trivinos, (1987) se caracteriza como: “Uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente. Os estudos pautaram-se em uma pesquisa de aspecto descritivo e exploratório, realizada no aterro Sanitário da zona rural de Campina Grande, sítio Estreito/Paraíba-Pb. A técnica de coleta utilizada foi a aplicação de uma entrevista ao engenheiro da empresa com as seguintes questões: Quantos caminhões de “lixo” chegam mais ou menos por dia no aterro? Os resíduos “Lixos” que chegam até aqui poderiam ser aproveitados de outra forma? Em função dos antecedentes apresentados é possível concluir que é necessário que haja uma consciência coletiva para a reutilização e reciclagem dos resíduos como também uma consciência ecológica que viabilize desde o não desperdício até as possíveis soluções que amenizem as agressões à natureza, desta forma a escola que é provedora de ensinar valores, deve incluir assuntos que enfatizem a forma correta do descarte de resíduos sólidos. Foi constatado que a forma correta de descarte não está sendo realizada, isso fica notório na quantidade exorbitante de “lixo” que chega ao aterro de Campina Grande. Deve-se informar aos cidadãos possibilidades existentes de darem novas vidas a esses materiais, essas informações devem ser dadas mediante a uma educação escolar que priorize a inclusão do tema no currículo, desta forma conseguiremos, um planeta mais sustentável.