Sabe-se, atualmente, que a utilização de metodologias lúdicas é restrita a poucos educadores que estão insatisfeitos com sua prática docente e buscam soluções alternativas, significativas, prazerosas e espontâneas, voltadas para o desenvolvimento de valores e atitudes, com intenção de mudar o ensino tradicional da Matemática e transformá-la numa forma criativa e atraente, que leve o educando a se envolver cada vez mais num ensino inovador estimulando assim o raciocínio e a capacidade de superar diferentes dificuldades de aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de mostrar os benefícios de adotar uma metodologia lúdica, onde é possível desenvolver o raciocínio lógico-matemático do aluno resgatando para descrição e análise, uma prática inovadora e que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. O referente trabalho é fundamentado em revisão bibliográfica, com estudo voltado para análise e discussão de trabalhos na área da ludicidade matemática, tendo em vista a relevância deste tema para o processo ensino e aprendizagem do cenário educacional atual. Foi possível constatar através da pesquisa bibliográfica e experimental que o material lúdico tem grande aceitação junto a alunos e professores, uma vez que se percebe uma fervorosa participação dos alunos nas aulas, despertando motivação e oportunizando também o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ao final, pode-se concluir que ao propiciar um ambiente lúdico, estamos possibilitando a formação de cidadãos criativos e autônomos capazes de agir de acordo com valores morais, étnicos e sociais, tornando assim, as aulas de Matemática mais interessantes, motivadoras, prazerosas e desafiantes.