TRABALHO, GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: PRA ONDE ELAS E ELES VÃO?
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30765 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 666 "inscrito_id" => 1295 "titulo" => "TRABALHO, GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: PRA ONDE ELAS E ELES VÃO?" "resumo" => "A partir das reflexões e problematizações geradoras do projeto de doutorado recentemente iniciado, este trabalho se propõe discutir elementos empíricos e teóricos que apontam para a lacuna na investigação sobre as trajetórias acadêmicas e profissionais, sob o enfoque de gênero, de estudantes que já passaram pelo ensino técnico integrado. Considerando o fato de que a pesquisa de doutorado, de onde parte as reflexões deste trabalho, encontra-se em sua fase inicial de levantamento bibliográfico, a contribuição desta comunicação se concentrará na discussão que ofereça pistas para o debate sobre gênero e trabalho no contexto do ensino profissionalizante. Para tanto, partiremos do levantamento bibliográfico inicial sobre o tema, além das primeiras informações levantadas sobre o lócus da pesquisa e a composição de estudantes ingressantes no IFBA campus Simões Filho em 2007, por sexo. As questões levantadas e as lacunas na bibliografia sobre o tema apontadas até aqui nos levam a insistir na pergunta que dá o título a esse trabalho e nos levam à compreensão de que, na análise da trajetória acadêmica e profissional de jovens egressos/as do ensino técnico, a inter-relação entre educação e gênero não pode ser negligenciada. Ainda que sustentemos a afirmação de que os espaços industriais ou o universo do ensino técnico possam se configurar em ambiente hostil às mulheres, tendo em vista uma socialização que constrói expectativas de gênero excludentes, não é possível deixar de fora a compreensão que as estudantes que se inscrevem em cursos dessa natureza já estão mostrando a força da subversão a essas expectativas de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET22: GÊNERO, SEXUALIDADES E TRABALHO: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES" "palavra_chave" => "TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, RELAÇÕES DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA22_ID1295_07082017235532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA FREITAS COSTA" "autor_nome_curto" => "FABIANA COSTA" "autor_email" => "fabifreitascosta@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30765 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 666 "inscrito_id" => 1295 "titulo" => "TRABALHO, GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: PRA ONDE ELAS E ELES VÃO?" "resumo" => "A partir das reflexões e problematizações geradoras do projeto de doutorado recentemente iniciado, este trabalho se propõe discutir elementos empíricos e teóricos que apontam para a lacuna na investigação sobre as trajetórias acadêmicas e profissionais, sob o enfoque de gênero, de estudantes que já passaram pelo ensino técnico integrado. Considerando o fato de que a pesquisa de doutorado, de onde parte as reflexões deste trabalho, encontra-se em sua fase inicial de levantamento bibliográfico, a contribuição desta comunicação se concentrará na discussão que ofereça pistas para o debate sobre gênero e trabalho no contexto do ensino profissionalizante. Para tanto, partiremos do levantamento bibliográfico inicial sobre o tema, além das primeiras informações levantadas sobre o lócus da pesquisa e a composição de estudantes ingressantes no IFBA campus Simões Filho em 2007, por sexo. As questões levantadas e as lacunas na bibliografia sobre o tema apontadas até aqui nos levam a insistir na pergunta que dá o título a esse trabalho e nos levam à compreensão de que, na análise da trajetória acadêmica e profissional de jovens egressos/as do ensino técnico, a inter-relação entre educação e gênero não pode ser negligenciada. Ainda que sustentemos a afirmação de que os espaços industriais ou o universo do ensino técnico possam se configurar em ambiente hostil às mulheres, tendo em vista uma socialização que constrói expectativas de gênero excludentes, não é possível deixar de fora a compreensão que as estudantes que se inscrevem em cursos dessa natureza já estão mostrando a força da subversão a essas expectativas de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET22: GÊNERO, SEXUALIDADES E TRABALHO: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES" "palavra_chave" => "TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, RELAÇÕES DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA22_ID1295_07082017235532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA FREITAS COSTA" "autor_nome_curto" => "FABIANA COSTA" "autor_email" => "fabifreitascosta@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }