FERREIRA, Silvilene Marcia et al.. . Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/30370>. Acesso em: 13/11/2024 06:30
Resumo: Através da preocupação com o nível de leitura e escrita dos alunos do 5º ano da escola Rivanildo Sandro Arco Verde, localizada à Rua Senador João Cavalcante Arruda s/nº, no bairro Presidente Médici, na cidade de Campina Grande – PB, nós alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), utilizamos do gênero textual como ferramenta para o aprimoramento dessas habilidades, assim como também da criatividade e criticidade. Neste artigo será mostrado como o gênero Fábula foi trabalhado, gênero este que foi escolhido por conter em sua estrutura uma reflexão/mensagem/moral a respeito de questões pertinentes ao cotidiano do aluno e pelo fato de ser uma narrativa, sendo assim, para o desenrolar da história precisa do diálogo, desta forma através dos diálogos trabalhamos os sinais de pontuação, que durante nossas observações percebemos que os alunos encontram dificuldades no uso adequado desses sinais. Durante nossa escrita mostraremos como essa intervenção trouxe um acréscimo de conhecimento para o alunado do 5º ano que foi interiorizado através de ações lúdicas a respeito da Fábula ‘‘O lobo e o cordeiro’’. Palavras chave: Gêneros Textuais, Fábula, PIBID.