Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

DIAGNÓSTICOS DE HIPÓTESES DE ESCRITA E AS INTERVENÇÕES DO ALFABETIZADOR

Palavra-chaves: DIAGNÓSTICO, HIPÓTESES DE ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
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      hipóteses de escrita no processo de alfabetização, bem como apresentar a importância destes para o\r\n
      planejamento de atividades voltadas aos níveis diagnosticados. A atividade foi realizada numa\r\n
      escola no município de Cabaceiras/PB, que participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade\r\n
      Certa/MEC. Os diagnósticos foram executados com 50 crianças dos anos inicias. No decorrer das\r\n
      observações, verificamos que uma das principais dificuldades do professor está relacionada à forma\r\n
      como fazer boas intervenções nas situações de escrita vivenciadas pelos alunos. Para procedermos à\r\n
      análise dos dados, tomamos como base os pressupostos teóricos de Soares (2016), Ferreiro &\r\n
      Teberosky (1999), Brasil (2013) entre outros. Neste contexto é preciso que o professor tenha\r\n
      conhecimentos, os quais permitirão a ele conduzir e orientar o trabalho com segurança, identificar\r\n
      em que estágio de apropriação do sistema de escrita a criança se encontra, interpretar as hipóteses,\r\n
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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre os diagnósticos de hipóteses de escrita no processo de alfabetização, bem como apresentar a importância destes para o planejamento de atividades voltadas aos níveis diagnosticados. A atividade foi realizada numa escola no município de Cabaceiras/PB, que participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/MEC. Os diagnósticos foram executados com 50 crianças dos anos inicias. No decorrer das observações, verificamos que uma das principais dificuldades do professor está relacionada à forma como fazer boas intervenções nas situações de escrita vivenciadas pelos alunos. Para procedermos à análise dos dados, tomamos como base os pressupostos teóricos de Soares (2016), Ferreiro & Teberosky (1999), Brasil (2013) entre outros. Neste contexto é preciso que o professor tenha conhecimentos, os quais permitirão a ele conduzir e orientar o trabalho com segurança, identificar em que estágio de apropriação do sistema de escrita a criança se encontra, interpretar as hipóteses, selecionar e organizar dados e, portanto decidir que aspectos devem ser priorizados no processo de alfabetização.

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