Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre os diagnósticos de
hipóteses de escrita no processo de alfabetização, bem como apresentar a importância destes para o
planejamento de atividades voltadas aos níveis diagnosticados. A atividade foi realizada numa
escola no município de Cabaceiras/PB, que participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa/MEC. Os diagnósticos foram executados com 50 crianças dos anos inicias. No decorrer das
observações, verificamos que uma das principais dificuldades do professor está relacionada à forma
como fazer boas intervenções nas situações de escrita vivenciadas pelos alunos. Para procedermos à
análise dos dados, tomamos como base os pressupostos teóricos de Soares (2016), Ferreiro &
Teberosky (1999), Brasil (2013) entre outros. Neste contexto é preciso que o professor tenha
conhecimentos, os quais permitirão a ele conduzir e orientar o trabalho com segurança, identificar
em que estágio de apropriação do sistema de escrita a criança se encontra, interpretar as hipóteses,
selecionar e organizar dados e, portanto decidir que aspectos devem ser priorizados no processo de
alfabetização.