Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A PERFOMATIVIDADE DA ESCRITA FEMININA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE LITERATURA

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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Entre 1960 aos dias atuais, um conjunto de mudanças tem ocorrido no Brasil em relação à presença da mulher no mercado de trabalho e o seu reconhecimento como mulher independente encontra-se nos âmbitos profissionais, amorosos, sexuais, entre outros. A mulher contemporânea tem acesso à educação formal e conquistou o poder de decidir sobre sua vida. A mulher do século XXI é uma mulher pensante e crítica que emite sua opinião de forma livre e independente, sem as "amarras" de séculos anteriores. O objetivo geral é mostrar as principais discussões que autoras como Martha Medeiros, Betty Milan, Lya Luft, Fernanda Young e Helena Parente Cunha abordam em algumas de suas escritas. Os objetivos específicos são demonstrar a perfomatividade destas escritas com base na teoria defendida por Louro (2013); Butler (2015); Silva (2016); (2010), além de outros teóricos, analisando a importância desta discussão para o ensino da Literatura Contemporânea no Brasil, especialmente, no pré-vestibular que a Autarquia do Ensino de Garanhuns- AESGA oferece à comunidade carente da região do Agreste Meridional de Pernambuco no Programa AESGA CIDADÃO. Trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório, baseado em livros da área e na experiência docente com alunos vestibulandos, sendo essencial este debate para os estudos da Literatura Contemporânea escrita por mulheres no Brasil.

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