O Programa Escola da Família (PEF) é uma ação de políticas públicas educacionais da Secretaria da Educação do Governo Estadual de São Paulo, tem como objetivo ocupar as escolas aos fins de semana com atividades e oficinas de esporte, cultura, saúde e formação para o trabalho, com a mediação de bolsistas universitários e voluntários. As ações do Programa procuram difundir uma cultura de paz, incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer práticas de convivência e cidadania entre as comunidades intra e extraescolar. Nessa pesquisa apresento e discuto a relação entre a formação em Educação Física e as possibilidades de atuação no campo do lazer. Como estratégia de investigação, utilizei a revisão bibliográfica, a análise documental e a imersão no campo, que teve como instrumento para coleta de dados a observação e entrevistas com doze educadores universitários (bolsistas do Programa, sendo cinco estudantes de Educação Física). Para tratamento dos dados, recorri à análise de discurso foucaultiana. Assim, os resultados do estudo, indicam que o campo de formação e atuação do lazer é multidisciplinar, entretanto, o curso de Educação Física é, historicamente, um dos que mais se aproxima do debate sobre as práticas de lazer. Desse modo, alunos oriundos do curso de graduação em Educação Física demonstram habilidades e conhecimentos para mediar as ações no lazer. O discurso dos estudantes de Educação Física que atuam no PEF aponta que este curso superior oferece conhecimentos que preparam e fundamentam para uma atuação em Programas de políticas públicas educacionais que opera com o lazer. Conhecimentos sobre esportes, jogos, brincadeiras, danças e aprendizagem de abordagens e metodologias de ensino proporcionaram a esses sujeitos condições de atuação nas oficinas e práticas no âmbito do Programa. Portanto, a Educação Física é uma das áreas do conhecimento que produz modos de ser de profissionais que atuam no domínio do lazer. Ainda que considerado como um campo multidisciplinar, que atravessa diversas áreas, a Educação Física destaca-se, pois seu currículo abre espaço para discussão sobre o lazer, fabrica sujeitos para atuação, envolvendo habilidades esportivas, artísticas, sociais ou competências individuais que são requisitadas nesse campo.