Nas últimas décadas, a Educação Física passou por diversas transformações, uma delas foi considerar a cultura corporal como objeto essencial a ser estudado na área. O ensino dos elementos pertencentes à cultura corporal pode ocorrer por meio das três dimensões do conteúdo, que são: conceitual (o que se deve saber), procedimental (o que se deve saber fazer) e atitudinal (como se deve ser), as quais são apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Pensando em uma organização dos conhecimentos dos componentes curriculares da Educação Básica, elaborou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na qual, para a Educação Física, os objetivos de aprendizagem referentes às práticas corporais foram traçados a partir das dimensões do conhecimento, que são: Experimentação; Uso e Apropriação; Fruição; Reflexão sobre a Ação; Construção de Valores; Análise; Compreensão; Protagonismo Comunitário. As dimensões do conhecimento “Análise e Compreensão” possuem associação ao conhecimento conceitual, porém, sendo estabelecida uma diferença entre os termos, enquanto a “Análise” articula os conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais no âmbito interno, a “Compreensão” volta-se ao esclarecimento do processo de inserção das práticas corporais no contexto sociocultural, reunindo saberes que possibilitam compreender o lugar destas no mundo. O objetivo da presente pesquisa foi realizar uma análise das dimensões do conhecimento “Análise e Compreensão” ao servirem como referência para determinar os objetivos de aprendizagem relativos às práticas corporais pertencentes ao componente curricular Educação Física na BNCC. O método utilizado foi do tipo qualitativo, realizado por meio de uma análise documental. Como resultado pode-se citar para o tratamento do objeto de conhecimento danças urbanas no terceiro ciclo de escolaridade: “Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas” referente à dimensão “Análise” e “Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais” relativo à dimensão “Compreensão”. Verificou-se também que o trato destas dimensões possibilita que o professor utilize diferentes estratégias pedagógicas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem das diversas práticas corporais, tais como: debates, leituras de diferentes gêneros textuais, visualização de materiais audiovisuais, entre outras. Sendo assim, entende-se que a incorporação das dimensões do conhecimento “Análise e Compreensão”, articulada ao ensino da cultura corporal, representa um avanço nas aulas de Educação Física, possibilitando maior entendimento das práticas corporais frente ao contexto no qual estão inseridas.