A articulação da teórica e prática na formação inicial se constitui em objeto de análise e crítica no meio acadêmico e grande desafio para as instituições formadoras. O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente da formação inicial que, pela mediação de saberes e reflexões sobre a intervenção profissional, soma para a construção da identidade socialmente referenciada do futuro professor. Os desafios ao desenvolvimento do ECS se refletem nas relações entre universidades e escolas, coordenadores e colaboradores de estágio, teoria e prática do ensino na superação de práticas eminentemente funcionalistas. O objetivo da pesquisa foi analisar os relatos de licenciandos sobre processos de inserção no ECS, bem como a avaliação acerca de suas experiências. A pesquisa é qualitativa, do tipo documental, constituindo-se em 18 relatórios de ECS no ensino médio, elaborados por licenciandos do curso de Educação Física de uma IFES. Por meio da análise de conteúdo as informações foram classificadas por via dedutiva nas categorias: Inserção na Prática Pedagógica e Avaliação das Oportunidades de Prática. A estratégia de inserção no ECS mais frequente envolveu a progressão nas fases de observação, coparticipação e condução supervisionada do ensino. As dimensões do processo educativo mais referenciadas no estágio foram o ensino (F=16, Gestão do Espaço e Materiais e Relação com Alunos), planejamento (F=6, flexibilidade, fluidez e organização do ensino), e avaliação da aprendizagem (F=2, tipos de avaliações). A desmotivação dos alunos foi apontada pelos estagiários como condicionante da experiência pedagógica, por exigir esforço redobrado para engaja-los nas atividades, especialmente as meninas. O desejo discente pelas práticas de caráter recreacionistas, foram interpretadas como um conflito entre as suas intenções curriculares e os interesses dos alunos. A vivência no contexto concreto da profissão gerou sentimentos contraditórios, por um lado medo, tristeza, insegurança, cansaço e desânimo diante da complexidade do exercício da docência, e por outro a satisfação em experimentar intervenções bem-sucedidas próprias da atividade profissional e reconhecidas pela aquisição de saberes considerados essenciais para a atuação docente. Embora os relatórios não exprimam todas as aprendizagens realizadas pelos licenciandos, permitem vislumbrar um conjunto de saberes internalizados com importante potencial de interlocução com os conhecimentos teóricos socializados na academia. A experiência no ambiente de ECS aproxima os estagiários das práticas e sensações experimentados pelos professores no contexto real do magistério, levando-nos a conceber o ECS como área de produção de saberes. Apoio CAPES