O processo de iniciação esportiva é um período importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no esportes, sendo que a estruturação adequada desta etapa auxilia os praticantes no desenvolvimento e contribui para a formação de forma plena. É largamente discutido na literatura, que neste período as ofertas de estímulos devem ser variadas e contribuir de forma geral para o desenvolvimento motor e cognitivo, possibilitando subsídios necessários para o reconhecimento e fixação de hábitos saudáveis e, também, caso permaneçam na prática esportiva possam ter base para se especializar. Uma das maneiras de vivenciar estímulos variados aos praticantes é por meio da prática de diversas modalidades esportivas durante a infância e adolescência. Desta forma, o estudo teve como objetivo verificar o histórico esportivo dos judocas em um projeto esportivo. A análise se deu pelo banco de dados de um projeto de judô na cidade de Araras-SP, foram investigados 104 praticantes de judô, 74 masculinos e 30 femininos, entre 07 e 20 anos. Resultados: A) 67 praticantes de judô já tiveram contato com outra modalidade esportiva, dos quais 45 entre 07 e 14 anos e 22 acima de 14 anos, sendo que 37 praticaram apenas uma modalidade além do judô, 21 praticantes duas ou três modalidades e apenas um se engajou na prática de mais que três modalidades; B) Entre os 45 praticantes com idade entre 07 e 14 anos, apenas oito praticam outra modalidade concomitante ao judô; C) 37 nunca praticaram outra modalidade além do judô; D) Referente ao sexo, dos 67 praticantes que tiveram contato com outra modalidade, 47 são masculinos e 20 feminino; E) Se excluirmos o futebol da lista de modalidades praticadas, devido a sua representatividade cultural no país, no masculino apenas 16 de 74 tiveram contato com outra modalidade. Partindo dos resultados obtidos, observa-se que o histórico esportivo dos judocas é inadequado no que tange a estímulos variados pela prática sistemática de várias modalidades. Neste sentido, o judô muitas vezes se apresenta como a única forma de desenvolvimento esportivo sistematizado que a criança ou adolescente tem contato. Desta maneira, o processo de iniciação esportiva no judô, especificamente para este centro ou em locais semelhantes, deverá conter intervenções pedagógicas que possam suprir esta necessidade dos praticantes conduzindo para um processo de iniciação esportiva adequado, para tal fim, os conhecimentos práticos (artesanais) oriundos exclusivamente da modalidade esportiva poderão não ser suficientes, sendo necessário recorrer aos conhecimentos do treinamento esportivo e da pedagogia do esporte. Indica-se que esta análise seja extrapolada para outros centros esportivos para que se possa identificar o panorama, regional e nacional relacionado a iniciação em judô.