INCLUSÃO E DIFERENÇA EM DEBATE: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29999 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "INCLUSÃO E DIFERENÇA EM DEBATE: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo relatar e analisar o processo formativo de alunos, de pós-graduação stricto sensu em Educação Física, sobre a temática da inclusão e diferença. Durante as discussões realizadas na disciplina Inclusão e Diferença na Educação Física oferecida no Programa de Pós-Graduação da Universidade São Judas, construímos um percurso formativo voltado para a reflexão de alguns termos, como: identidade, diversidade, diferença, multiplicidade, alteridade, dentre outros. A partir de referências teóricos, elaboramos nossa construção e produto final visando as múltiplas linguagens e possibilidades de aprendizagem. Os encontros foram realizados uma vez por semana, durante 2 meses, com duração de aproximadamente 4 horas e meia. Foram discutidos e realizadas leituras de nove textos de referência, que instigaram nossa reflexão e culminaram na construção de elaborações capazes de divulgar as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Nas discussões, refletimos sobre o papel da escola e seus desafios na sua árdua missão e percebemos que é preciso adotar uma postura crítica e coletiva para com a temática inclusão, fazer com que a comunidade escolar mude seu próprio corpo, aprendizagem e experiência e não seja espaço de ações que reduzem o diferente a uma visão patologizante ou segregadora, mas que compreenda ações educativas para além da simples tolerância e aceitação. A escola deve viver a diferença como um destino e não como tragédia a ser remediada. Com essa dimensão, foram concretizadas três sínteses reflexivas constituídas por meio de análise de vídeo, jogos de representação com alunos do ensino fundamental II e um estudo de caso de produção gráfica de um aluno com Transtorno do Espectro Autista. As discussões instigaram a compreensão das ações ligadas a multiplicidade, que configuraram um processo ativo, produtivo e em constante movimento, que promove a diferença e se recusa a se fundir ao idêntico. Salientamos ainda, que a partir da reflexão epistemológica da disciplina, foi possível construir novas práticas pedagógicas que não tinham como princípio a metástase de uma visão de exclusão, mas tiveram como objetivo a metamorfose das ações educativas dentro e fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PROCESSO FORMATIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID723_EXT_23042017215010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "aline.pefe@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29999 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "INCLUSÃO E DIFERENÇA EM DEBATE: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo relatar e analisar o processo formativo de alunos, de pós-graduação stricto sensu em Educação Física, sobre a temática da inclusão e diferença. Durante as discussões realizadas na disciplina Inclusão e Diferença na Educação Física oferecida no Programa de Pós-Graduação da Universidade São Judas, construímos um percurso formativo voltado para a reflexão de alguns termos, como: identidade, diversidade, diferença, multiplicidade, alteridade, dentre outros. A partir de referências teóricos, elaboramos nossa construção e produto final visando as múltiplas linguagens e possibilidades de aprendizagem. Os encontros foram realizados uma vez por semana, durante 2 meses, com duração de aproximadamente 4 horas e meia. Foram discutidos e realizadas leituras de nove textos de referência, que instigaram nossa reflexão e culminaram na construção de elaborações capazes de divulgar as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Nas discussões, refletimos sobre o papel da escola e seus desafios na sua árdua missão e percebemos que é preciso adotar uma postura crítica e coletiva para com a temática inclusão, fazer com que a comunidade escolar mude seu próprio corpo, aprendizagem e experiência e não seja espaço de ações que reduzem o diferente a uma visão patologizante ou segregadora, mas que compreenda ações educativas para além da simples tolerância e aceitação. A escola deve viver a diferença como um destino e não como tragédia a ser remediada. Com essa dimensão, foram concretizadas três sínteses reflexivas constituídas por meio de análise de vídeo, jogos de representação com alunos do ensino fundamental II e um estudo de caso de produção gráfica de um aluno com Transtorno do Espectro Autista. As discussões instigaram a compreensão das ações ligadas a multiplicidade, que configuraram um processo ativo, produtivo e em constante movimento, que promove a diferença e se recusa a se fundir ao idêntico. Salientamos ainda, que a partir da reflexão epistemológica da disciplina, foi possível construir novas práticas pedagógicas que não tinham como princípio a metástase de uma visão de exclusão, mas tiveram como objetivo a metamorfose das ações educativas dentro e fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PROCESSO FORMATIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID723_EXT_23042017215010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "aline.pefe@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }