Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM

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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

Objetivo: mostrar a percepção dos docentes do Curso de Enfermagem no que se refere a importância do lúdico no processo de reabilitação dos clientes/pacientes que se encontram internos em unidades hospitalares na cidade de Campina Grande-PB. Método: A pesquisa foi de cunho descritiva, exploratória e de campo, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados um questionário com seis perguntas abertas. A população foi de 32 docentes e a amostra 13 participantes, dos quais apenas sete devolveu o questionário. O processo de inclusão compreendeu: ser docente do Curso de Enfermagem e assinar o TCLE e a exclusão não atender aos requisitos propostos. A interpretação e análise dos dados coletados foi com base na análise de conteúdo de Bardin. Revisão da Literatura: Foram trabalhados vários artigos que abordam sobre o lúdico na educação e saúde e levou-se em consideração, No Brasil é garantido pela a LEI Nº 11.104, de 21 de março de 2005, em que a criança tem o direito de brincar mesmo estando hospitalizada. Contudo, nem sempre as equipes de saúde se preocupam com esse tipo de ação. Resultados e Discussão: De acordo com a literatura trabalhada no estudo e a análise dos questionários aplicados pode-se afirmar que é evidente a importância que se deve dar ao lúdico no processo de tratamento, humanização e recuperação dos pacientes que se encontram fora do aconchego do lar e da família, reconhecendo o lúdico como uma medida terapêutica que possibilita o restabelecimento físico e emocional, tornando a hospitalização menos traumatizante. Os profissionais de saúde, docentes do Curso de Enfermagem de uma IES da cidade de Campina Grande-PB, que atuam nesta área ressaltaram que é de grande importância a presença da ludoterapia na rede hospitalar e que para tanto, seria necessário que os futuros profissionais enquanto discentes viessem ser formados de forma mais consciente e engajados com as questões sociais. Conclusão: Com a realização da pesquisa concluímos que a ludoterapia é uma prática usada pelos profissionais enfermeiros com o intuito de dinamizar o cuidado no ambiente hospitalar. a Enfermagem presta cuidado aliado à arte, essência da profissão, buscando através do cuidado oferecer dignidade e qualidade de vida por meio de uma assistência integral e humanizada o que fora recomendado pelos profissionais participantes deste estudo.

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