O trabalho apresenta Lev Semionovich Vygotsky em sua teoria, a respeito do desenvolvimento psicológico do ser humano direcionado à Educação Infantil. Inicialmente serão apresentadas suas percepções de mundo e relações humanas, com abordagem do assunto no âmbito educacional escolar. Por fim será feita uma análise utilizando-se de observação em uma escola de ensino infantil, de modo que se busca perceber a presença das ideias da Teoria Vygotskiana na educação atual. O trabalho tem por objetivo identificar a linha de pensamento de Vygotsky, o contexto relacionado ao comportamento do educando na escola, no intuito de observar os alunos no desencadeamento do ensino, no desenvolvimento de seu aprendizado e na construção do conhecimento, considerando os dias de hoje no cotidiano e como a teoria de Vygotsky está sendo utilizada pelos educadores. Os resultados foram positivos em sua pesquisa na escola, permitindo reflexões sobre a prática docente, atribuído ao comportamento do discente no processo educativo, possibilitando a captar nas particularidades da ação docente os principais impasses, no sentido de entendê-los e solucioná-los no amplo sentido em termos gerais.