, Sabrinabarbosadasilva et al.. Estimulação precoce em bebês prematuros. Anais II CONBRACIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/29305>. Acesso em: 13/11/2024 19:41
O sistema nervoso central na infância apresenta um dinamismo muito evolutivo e intenso, cada fase do desenvolvimento do sistema nervoso central tem seu tempo que tem inicio no período intra-uterino, quando o nascimento é antecedido os riscos começam a surgir, sendo estes funções cognitivas, comportamentais e funcionais. Sendo assim, o prematuro sofre agressões ao nascimento que foram comprometida na fase intra-uterina. Os neonatos apresentam um atraso no seu desenvolvimento que diferem da cronologia dos nascidos a termo, sendo necessário corrigir a idade do prematuro em relação a idade cronológica, como solução a intervenção precoce se faz necessário como um conjunto de mecanismos que auxiliam no desenvolvimento sensório-motor do prematuro agilizando ao máximo seu potencial. Nessa perspectiva, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura, através de um levantamento bibliográfico sobre a estimulação precoce e sua importância para o neonato prematuro.A revisão de literatura foi realizada utilizando artigos científicos da base de dados eletrônicas ScientificElectronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), sendo essa escolha justificada pelo fato de que nessas bases encontram-se um grande número de revistas indexadas na área de estimulação precoce. A pesquisa começou com a identificação dos termos de indexação controlada na BIREME de banco de dados (Descritores em Ciências da Saúde), levando em consideração os descritores: “Neonatal”, “Estimulação Precoce”, “Neuroestimulação”, “Neuroplasticidade”. Os critérios de inclusão do estudo foram os seguintes: publicações em português, artigos disponíveis em texto completo, meta-análises, revisões bibliográficas ou ensaios clínicos, com ano de publicação entre 2007-2017. A busca bibliográfica foi realizada no período de 15 de fevereiro a 04 de março de 2017. As principais técnicas de estimulação foram estímulos táteis e manuais. Tendo como principal objetivo da intervenção precoce é modular tônus, e através da neuroplasticidade a criança possa experimentar movimentos e posturas, favorecendo sua habilitação. Desta forma, a estimulação precoce auxilia na redução das sequelas e atenua alterações causadas por patologias respiratórias, estabiliza os padrões motores, bem como o tônus e o trofismo muscular estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor.