A adolescência, consiste em uma fase da vida que congrega novas experiências e alterações significativas no que diz respeito aos fatores biopsicossociais, sendo considerado um período conturbado, crítico e muitas vezes de desprendimento do convívio familiar para a inserção em grupos sociais, que viabilizam a sensação de autoconfiança e segurança, sendo estes, portanto, inerentes a faixa etária do jovem e do adolescente, repercutindo dessa forma, em uma fase do processo de consolidação da personalidade e das suscetibilidades as possíveis vulnerabilidades. Com isso, ao abordar o tema drogas com jovens entre 12 a 15 anos, tentou-se promover a sensibilização e o processo crítico destes, de forma lúdica, bem humorada, com base na postura crítica-reflexiva do adolescente ao cenário de problematização em que o mesmo se encontra, visando às metodologias inovadoras de ensino aprendizagem, como oficinas de teatro, músicas, dança, confecções de cartazes, gincanas e reflexões coletivas, sendo estas, de acordo com a Política Nacional de Promoção a Saúde, 2006. Assim, este artigo, relata a experiência de um projeto de extensão (Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas- uma proposta transdisciplinar de abordagem), em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Campina Grande-PB, tendo a participação interdisciplinar de graduandos de enfermagem, farmácia, odontologia e psicologia, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB relacionando-se a necessidade de profissionais ativos na sociedade e que interferiam com o propósito de possibilitar que as literaturas abordadas na academia, atinjam extramuros da universidade, para proporcionar conquistas de construções de mudanças através de uma forma integrativa de planejamento, educação e execução das práticas sociais de saúde, incentivando a formação de novos multiplicadores em saúde.