O estudo faz parte de uma Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológica da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF ainda em andamento que tem como tema “A Percepção dos Profissionais de Saúde sobre Educação Permanente em Saúde”. Sua temática enfatiza a contribuição da Portaria GM/MS 1.996 de 2007 que instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS, tem como finalidade ajudar na formação e desenvolvimento operacional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS. Essa política tem como propósito contribuir na criação de novos conhecimentos através de práticas pedagógicas humanistas englobando o contexto social, econômico, local e cultural dos profissionais e usuários. A união de saberes e o acúmulo de produção científica, fez com que aumentasse a inserção de atividades e ações complementares à saúde, com mudanças positivas no processo de trabalho e surgindo nesses espaços novos atores sociais com poder de voz e decisão. Esse estudo é de fundamental importância para avaliar a situação desta política entre os profissionais de saúde, que na maioria das vezes relatam indisponibilidade de tempo para sua execução. Tem como objetivo levar embasamento teórico para ser discutido entre equipes de saúde e diretores da Atenção Básica sobre a importância de se estabelecer uma rotina de ações e atividades de Educação Permanente em Saúde envolvendo também a comunidade. A abordagem metodológica deste estudo tem influência na teoria do pensamento de Moscovici, Marková e Jodelet sobre Representações Sociais. A pesquisa será qualitativa por entender que esse tipo de estudo mostra várias possibilidades do fenômeno estudado e suas relações sociais, políticas e culturais.