UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28888 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 552 "inscrito_id" => 256 "titulo" => "UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo fazer uma revisão da literatura sobre o uso das redes sociais como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de Química. Os trabalhos utilizados nesta revisão foram pesquisados no banco de dados do Google Acadêmico. Dos trabalhos analisados encontramos 19 artigos científicos, 2 monografias de curso de graduação, 3 monografias de cursos de especialização, 3 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, totalizando um total de 28 trabalhos relacionados ao tema; destes trabalhos, 39% abordavam sobre os Blogs, 21% tratavam a respeito do Facebook, 18% discorriam sobre o Orkut (antiga rede social), 18% abordavam sobre o uso das redes sociais sem mencionar apenas uma e 4% traziam o Youtube para fins didáticos no ensino de Química. Foi diagnosticado os Blogs como sendo a rede social mais utilizada no processo de ensino/aprendizagem em Química, seguida do Facebook, depois o antigo Orkut e por fim o uso do Youtube. Concluímos que as redes sociais podem ser úteis no processo de ensino/aprendizagem. Como sabemos, as redes sociais são utilizadas como forma de entretenimento, logo, os alunos já têm familiaridade com as mesmas, portanto, cabe ao professor ser um orientador para que o aluno encontre nas redes sociais meios que o faça tomar gosto pela busca de conhecimentos sociais, técnico e científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "INTERNET, REDES SOCIAIS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID256_02052017152225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERLANDRO LIMA" "autor_email" => "jerlandro@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28888 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 552 "inscrito_id" => 256 "titulo" => "UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo fazer uma revisão da literatura sobre o uso das redes sociais como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de Química. Os trabalhos utilizados nesta revisão foram pesquisados no banco de dados do Google Acadêmico. Dos trabalhos analisados encontramos 19 artigos científicos, 2 monografias de curso de graduação, 3 monografias de cursos de especialização, 3 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, totalizando um total de 28 trabalhos relacionados ao tema; destes trabalhos, 39% abordavam sobre os Blogs, 21% tratavam a respeito do Facebook, 18% discorriam sobre o Orkut (antiga rede social), 18% abordavam sobre o uso das redes sociais sem mencionar apenas uma e 4% traziam o Youtube para fins didáticos no ensino de Química. Foi diagnosticado os Blogs como sendo a rede social mais utilizada no processo de ensino/aprendizagem em Química, seguida do Facebook, depois o antigo Orkut e por fim o uso do Youtube. Concluímos que as redes sociais podem ser úteis no processo de ensino/aprendizagem. Como sabemos, as redes sociais são utilizadas como forma de entretenimento, logo, os alunos já têm familiaridade com as mesmas, portanto, cabe ao professor ser um orientador para que o aluno encontre nas redes sociais meios que o faça tomar gosto pela busca de conhecimentos sociais, técnico e científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "INTERNET, REDES SOCIAIS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID256_02052017152225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERLANDRO LIMA" "autor_email" => "jerlandro@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }