O presente trabalho teve por objetivo fazer uma revisão da literatura sobre o uso das redes sociais como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de Química. Os trabalhos utilizados nesta revisão foram pesquisados no banco de dados do Google Acadêmico. Dos trabalhos analisados encontramos 19 artigos científicos, 2 monografias de curso de graduação, 3 monografias de cursos de especialização, 3 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, totalizando um total de 28 trabalhos relacionados ao tema; destes trabalhos, 39% abordavam sobre os Blogs, 21% tratavam a respeito do Facebook, 18% discorriam sobre o Orkut (antiga rede social), 18% abordavam sobre o uso das redes sociais sem mencionar apenas uma e 4% traziam o Youtube para fins didáticos no ensino de Química. Foi diagnosticado os Blogs como sendo a rede social mais utilizada no processo de ensino/aprendizagem em Química, seguida do Facebook, depois o antigo Orkut e por fim o uso do Youtube. Concluímos que as redes sociais podem ser úteis no processo de ensino/aprendizagem. Como sabemos, as redes sociais são utilizadas como forma de entretenimento, logo, os alunos já têm familiaridade com as mesmas, portanto, cabe ao professor ser um orientador para que o aluno encontre nas redes sociais meios que o faça tomar gosto pela busca de conhecimentos sociais, técnico e científicos.