O perfil profissional do licenciado em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas é ser um professor com conhecimentos sólidos nos conteúdos básicos em Ciências Naturais para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental, e de Biologia para o Ensino Médio. A monografia a ser desenvolvida pelos graduandos deverá ser a elaboração e a execução de um projeto de pesquisa relacionado a uma das diversas subáreas de conhecimento do curso, seja relativo à Educação, Meio Ambiente, Saúde ou Biotecnologia. Sendo assim, o presente trabalho visa analisar as temáticas desenvolvidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a fim de classificar, quantificar e comparar os resultados obtidos com o perfil profissional do curso estabelecido no Projeto Político Curricular da instituição. Optou-se pela abordagem de caráter quanti-qualitativo, pois a utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente. O estudo contemplou 136 monografias produzidas no período de 2010 a 2015. Com base na análise destes, percebe-se uma preferência dos acadêmicos pelas áreas do conhecimento específico da Biologia, totalizando 89 monografias versus 47 em Educação. Conclui-se que esses resultados não são condizentes com o perfil profissional estabelecido pelo Projeto Político Curricular da instituição, pois este é um curso de formação de professores. Embora o mesmo documento autorize projetos de pesquisa para produção de monografias nas demais áreas da Biologia, fortalecendo os conhecimentos em grandes áreas da Biologia, mas não sobre o ensino.