Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM UMA DÉCADA POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, EXTRATEGIAS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28885
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM UMA DÉCADA POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "É comum observar na literatura discussões acerca das dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam em relação à disciplina de Química. Este trabalho faz um levantamento dos jogos lúdicos para o ensino-aprendizagem de Química. Sabemos que há algum tempo o aprendizado acontecia através da recorrência e memorização e, ainda hoje muitos professores que ensinam Química usam esta forma de transmitir conhecimento. Os jogos lúdicos possibilitam estratégias de ensino inovador, agradável e envolvente, já que a falta de motivação é uma das principais causas de desinteresse por parte dos discentes, quase sempre motivada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Trata-se de um levantamento bibliográfico, de natureza qualitativa onde foram realizadas pesquisas em artigos científicos nacionais, no portal de revistas Química nova na escola, Química na escola, educação em foco e, em teses e dissertações, através da internet. Os dados foram coletados a partir do ano de 2006 ao ano 2016. Os resultados revelam que os jogos lúdicos no ensino de Química é de fato uma ferramenta útil para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos, auxiliando tanto o aluno como o professor na conquista de seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. Conclui-se que as atividades lúdicas podem aumentar o interesse dos alunos pelas aulas e que existe a preocupação dos investigadores em possibilitar a reflexão desenvolvendo o pensamento crítico e construção de conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, EXTRATEGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID695_02052017233520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMARA REGINA TORRES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "TAMARA LOPES"
    "autor_email" => "tammara.regina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG-CT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28885
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM UMA DÉCADA POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "É comum observar na literatura discussões acerca das dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam em relação à disciplina de Química. Este trabalho faz um levantamento dos jogos lúdicos para o ensino-aprendizagem de Química. Sabemos que há algum tempo o aprendizado acontecia através da recorrência e memorização e, ainda hoje muitos professores que ensinam Química usam esta forma de transmitir conhecimento. Os jogos lúdicos possibilitam estratégias de ensino inovador, agradável e envolvente, já que a falta de motivação é uma das principais causas de desinteresse por parte dos discentes, quase sempre motivada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Trata-se de um levantamento bibliográfico, de natureza qualitativa onde foram realizadas pesquisas em artigos científicos nacionais, no portal de revistas Química nova na escola, Química na escola, educação em foco e, em teses e dissertações, através da internet. Os dados foram coletados a partir do ano de 2006 ao ano 2016. Os resultados revelam que os jogos lúdicos no ensino de Química é de fato uma ferramenta útil para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos, auxiliando tanto o aluno como o professor na conquista de seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. Conclui-se que as atividades lúdicas podem aumentar o interesse dos alunos pelas aulas e que existe a preocupação dos investigadores em possibilitar a reflexão desenvolvendo o pensamento crítico e construção de conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, EXTRATEGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID695_02052017233520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMARA REGINA TORRES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "TAMARA LOPES"
    "autor_email" => "tammara.regina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG-CT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

É comum observar na literatura discussões acerca das dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam em relação à disciplina de Química. Este trabalho faz um levantamento dos jogos lúdicos para o ensino-aprendizagem de Química. Sabemos que há algum tempo o aprendizado acontecia através da recorrência e memorização e, ainda hoje muitos professores que ensinam Química usam esta forma de transmitir conhecimento. Os jogos lúdicos possibilitam estratégias de ensino inovador, agradável e envolvente, já que a falta de motivação é uma das principais causas de desinteresse por parte dos discentes, quase sempre motivada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Trata-se de um levantamento bibliográfico, de natureza qualitativa onde foram realizadas pesquisas em artigos científicos nacionais, no portal de revistas Química nova na escola, Química na escola, educação em foco e, em teses e dissertações, através da internet. Os dados foram coletados a partir do ano de 2006 ao ano 2016. Os resultados revelam que os jogos lúdicos no ensino de Química é de fato uma ferramenta útil para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos, auxiliando tanto o aluno como o professor na conquista de seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. Conclui-se que as atividades lúdicas podem aumentar o interesse dos alunos pelas aulas e que existe a preocupação dos investigadores em possibilitar a reflexão desenvolvendo o pensamento crítico e construção de conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.