A ignorância é o insumo primeiro do preconceito. Por muitos séculos, as pessoas com deficiência têm sido vítimas de compreensões estereotipadas, preconceituosas e excludentes. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, define como pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.Participaram dessa pesquisa, 148 Professores de Matemática da Educação Básica, que responderam a um questionário de associação livre com a expressão indutora pessoa com deficiência. O presente estudo, tem como objetivo principal apreender as representações sociais de pessoa com deficiência por Professores de Matemática da Educação Básica; está fundamentado na teoria das representações sociais, elaborada por Moscovici em 1961. As pessoas com deficiência, são vistas pelos docentes a partir dos pressupostos da inclusão, todavia, ainda vem à tona, alguns resquícios do assistencialismo, muito presente, no decorrer da história das lutas empreendidas por essas pessoas, na busca pela demarcação do seu espaço na sociedade.