SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM NUVEM PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28833 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM NUVEM PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar. Tendo como objetivo principal analisar a utilização dos serviços em nuvem que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso técnico em nível médio integrado em informática do IFRN, na disciplina de fundamentos de lógica e algoritmos, essa perspectiva da educação encontra-se ancorada nas teorias freiriana e vigotskiana, visto que os discentes são concebidos como sujeitos ativos e responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem e destacando o processo cognitivo dos discentes em resoluções de problemas. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa-ação na qual foi analisado o desenvolvimento cognitivo dos alunos da turma do técnico integrado em informática do primeiro ano do ensino médio de modo cooperativo e participativo, compreendendo que as ferramentas educacionais em nuvem utilizadas de modo a considerar as necessidades dos educandos, são responsáveis por contribuir com o processo de construção do conhecimento. Faz-se referência como o discente pode agir no sentido de aliar as novas tecnologias abordadas em prol de melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem. Espera-se com este trabalho que os serviços educacionais abordados possam contribuir ao aluno um aprendizado autônomo e cooperativo visando o processo cognitivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciência da Computação" "palavra_chave" => "PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, SOFTWARES EDUCACIONAIS, COMPUTAÇÃO EM NUVEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA3_ID1136_02052017190145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MARIA LOPES DE FIGUEREDO" "autor_nome_curto" => "JULIANA LOPES" "autor_email" => "julianamaria.13@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS IPANGUAÇU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28833 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM NUVEM PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar. Tendo como objetivo principal analisar a utilização dos serviços em nuvem que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso técnico em nível médio integrado em informática do IFRN, na disciplina de fundamentos de lógica e algoritmos, essa perspectiva da educação encontra-se ancorada nas teorias freiriana e vigotskiana, visto que os discentes são concebidos como sujeitos ativos e responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem e destacando o processo cognitivo dos discentes em resoluções de problemas. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa-ação na qual foi analisado o desenvolvimento cognitivo dos alunos da turma do técnico integrado em informática do primeiro ano do ensino médio de modo cooperativo e participativo, compreendendo que as ferramentas educacionais em nuvem utilizadas de modo a considerar as necessidades dos educandos, são responsáveis por contribuir com o processo de construção do conhecimento. Faz-se referência como o discente pode agir no sentido de aliar as novas tecnologias abordadas em prol de melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem. Espera-se com este trabalho que os serviços educacionais abordados possam contribuir ao aluno um aprendizado autônomo e cooperativo visando o processo cognitivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciência da Computação" "palavra_chave" => "PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, SOFTWARES EDUCACIONAIS, COMPUTAÇÃO EM NUVEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA3_ID1136_02052017190145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MARIA LOPES DE FIGUEREDO" "autor_nome_curto" => "JULIANA LOPES" "autor_email" => "julianamaria.13@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS IPANGUAÇU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }