Atualmente a falta de aulas práticas na disciplina de Química do ensino médio, tem sido motivo de pesquisa, pois as aulas teóricas não suprem todos os conteúdos de forma significativa. Como a realização de aulas experimentais em muitas escolas, não acontecem devido a fatores intervenientes, como a falta de Laboratório de Química e/ou reagentes existe, uma alternativa é usa os objetos de aprendizagem do Banco Internacional de Objetos Educacionais para auxiliar as aulas teóricas amenizando as dificuldades encontradas, o mesmo disponibiliza na internet Objetos de Aprendizagem em vários níveis de ensino e diferentes categorias. Assim esta pesquisa objetiva apresentar objetos de aprendizagem disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais que podem auxiliar no processo ensino/aprendizagem como forma alternativa nas aulas práticas da disciplina de Química do Ensino Médio. A mesma é um estudo de caso quantitativo, que tem como instrumento de pesquisa a aplicação de dois questionários, além da realização de aula prática com a utilização dos Objetos de Aprendizagem disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais para verificar se os alunos conhecem e quais os benefícios que o mesmo poderia trazer para as aulas da disciplina de química. Foi possível constatar que os objetos de aprendizagem é uma metodologia de ensino ainda desconhecida por muitos professores e alunos, assim este trabalho mostra os benefícios e a viabilidade destes objetos de aprendizagem que em alguns casos, podem ser utilizados como alternativa a atividades que seriam feitas no laboratório de química.